Pular para o conteúdo

Travessia das Sete Quedas – Chapada dos Veadeiros

A travessia das Sete Quedas na Chapada dos Veadeiros é uma aventura incrível para quem gosta de natureza e caminhada.

É a única travessia oficial dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e oferece paisagens deslumbrantes do cerrado, cachoeiras, cânions e rios.

É um passeio que exige bom preparo físico e disposição, para caminhar por dois ou três dias em meio ao cerrado, atravessando campos rupestres, veredas e cachoeiras incríveis.

Essa é a proposta da travessia das Sete Quedas, uma das trilhas mais bonitas e desafiadoras do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

P parque tem um total de 23,5 km ou até 25 km se você for passar pela Cachoeira da Carioca, que podem ser percorridos em dois ou três dias.

O primeiro dia é o mais longo e cansativo, com cerca de 17 km de trilha, mas também o mais bonito. O segundo dia é mais curto, com apenas 6 km, mas tem uma subida íngreme no final.

O terceiro dia é opcional, para quem quiser aproveitar mais as cachoeiras e o acampamento. O nível de dificuldade varia de fácil a muito difícil, dependendo do trecho.

Se você precisar de informações de como chegar à Chapada dos Veadeiros, outras atrações e hospedagem, acesse o nosso site “ Chapada dos Veadeiros“.

Neste post você vai saber como reservar sua vaga, como chegar ao ponto de início e fim da trilha, qual a melhor época para ir, o que levar na mochila e cuidados essenciais para uma viagem tranquila.

Pra-todos-verem:Travessia-das-Sete-Quedas-Chapada-dos-Veadeiros-GO
Travessia das Sete Quedas – Chapada dos Veadeiros – GO

Leia também:

Sumário do Post

Cuidados essenciais e o que levar para fazer a Travessia das Sete Quedas – Chapada dos Veadeiros

  • Tomar vacina contra a febre amarela pelo menos 10 dias antes do embarque, a doença transmitida pelo mosquito é endêmica na região.
  • Seguro viagem. Não se esqueça de fazer um seguro viagem para garantir tranquilidade para você e sua família. Muito necessários principalmente em viagens de ecoturismo.
  • Use roupas adequadas, boné, tênis ou outro calçado fechado, protetor solar e repelente, tênis ou bota de trilha.
  • Casaco ou jaqueta. Apesar do calor durante o dia, as noites na Chapada dos Veadeiros podem ser frias, principalmente no inverno. Leve um casaco ou jaqueta que te aqueça e que seja impermeável, caso chova. 
  • Leve bastante água e lanches leve. Evite carregar excesso de peso.
  • Leve uma boa câmera fotográfica. Se possível a prova d’água para registrar seus melhores momentos. 
  • Kit de primeiros socorros. Com itens básicos como band-aid, gaze, esparadrapo, antisséptico, analgésico, anti-inflamatório, antialérgico, etc.
  • Lanterna. Algumas trilhas podem demorar mais do que o previsto e você pode acabar voltando no escuro. 
  • Saco plástico. Para recolher o que você consumir ou descartar durante o passeio. Depois, jogue no lixo adequado na cidade ou na pousada.
  • Siga as normas e as orientações dos funcionários do parque, condutores de visitantes e bombeiros, especialmente nas áreas de banho. 
  • Leve dinheiro em espécie, algumas atrações só aceitam pagamento em dinheiro. nem todos os lugares têm sinal de internet, dificulta transações com cartão de crédito.

A melhor época para fazer a travessia das Sete Quedas

É entre os meses de junho a novembro, que é o período de seca na região. No período chuvoso, as cachoeiras e rios ficam muito cheios e existe o risco de tromba d’água, por isso a travessia fica fechada.

No período de seca, a umidade relativa do ar fica baixa, a caminhada fica mais cansativa, é muito importante consumir bastante água.

Pra-todos-verem:Travessia-das-Sete-Quedas-Chapada-dos-Veadeiros-GO
Travessia das Sete Quedas – Chapada dos Veadeiros – GO

Como reservar seu lugar para a Travessia das Sete Quedas

Para fazer a Travessia das Sete Quedas, é preciso reservar sua vaga com antecedência pelo site do ICMBio. O custo é de R$18,00 para brasileiros e o pagamento é feito na entrada do parque.

O parque abre às 8:00 e permite a entrada até as 12:00, mas para quem vai fazer toda a travessia é bom chegar quando o parque abre.

Acampamento das Sete Quedas Chapada dos Veadeiros

Durante a travessia das Sete Quedas, você vai precisar se hospedar em uma área de camping que fica próxima ao rio, depois de percorrer cerca de 17 km no primeiro dia.

A área de camping tem estrutura simples, mas suficiente. Há banheiros ecológicos com chuveiros frios, pias, mesas, bancos e lixeiras.

Não há energia elétrica nem sinal de celular. É preciso levar sua própria barraca, saco de dormir, fogareiro, comida e água. Essa área é a única permitida para acampar dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Você precisa levar sua própria barraca, saco de dormir, fogareiro, comida e água. Há um rio de água potável próximo ao camping onde é possível se refrescar e abastecer sua garrafa.

Ao concluir a trilha você deve colocar o seu cartão de identificação na caixa de correios perto da saída, para que o ICMBio saiba que você concluiu a travessia.

Pra-todos-verem:Acampamento-Sete-Quedas-Chapada-dos-Veadeiros-GO
Acampamento Sete Quedas – Chapada dos Veadeiros – GO

É obrigatório ir com guia?

Não, mas é recomendável. O acompanhamento de um guia experiente, traz mais segurança, logística organizada com transporte, comida, montagem das barracas no camping e escolha das melhores trilhas.

Nós utilizamos os serviços da agência Travessia Ecoturismo, eles têm até comunicador Via Satélite para o caso de uma emergência, a nossa única preocupação foi carregar as nossas mochilas.

Se for sem guia é muito importante ouvir as explicações dos assistentes do parque e assistir o vídeo explicativo antes de começar a trilha.

Onde começa e termina a trilha

A trilha inicia na portaria na portaria do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, próximo à Vila São Jorge. Se você estiver de carro, deixe-o na pousada ou no estacionamento do Parque.

É seguro e custa R$15,00 por dia. A trilha termina na GO-239, a 24 km de Alto Paraíso e a 24 km de São Jorge.

A opção para voltar ao seu ponto de partida é pegar uma carona na rodovia ou deixar contratado um táxi ou um carro para te buscar.

Quando chegar na antena no ponto mais alto da travessia tem sinal de celular e você pode combinar o horário com o motorista.

Pra-todos-verem:Trilha-Travessia-das-Sete-Quedas-Chapada-dos-Veadeiros-GO
Trilha Travessia das Sete Quedas – Chapada dos Veadeiros – GO

Principais atrações da Travessia Sete Quedas – Chapada dos Veadeiros

Os primeiros 3,5 km é o mesmo para quem vai visitar a cachoeira da Carioca, trilha marcada pelas setas laranja até chegar na bifurcação onde você vai escolher o caminho.

Se decidir visitar a Cachoeira da Carioca, você deve seguir as setas de cor laranja, para os Cânions II e I, você deve seguir as setas de cor vermelha, são 2,5 km a mais na sua jornada.

Nesse trecho a trilha é fácil. Depois de cerca de 10 minutos de caminhada você chega à bifurcação que divide a Trilha dos Saltos da trilha dos Cânions.

A partir daí as trilhas passam a ter trechos um pouco mais difíceis, com subidas, muitas pedras e areia fofa. Se seguir as setas de cor laranja você vai chegar à Cachoeira Sete Quedas.

Trilha dos Cânions e Cachoeira Cariocas

Tem cerca de 11 km ida e volta, duração de 4 a 8 horas, dependendo do seu tempo de permanência. São sinalizadas por setas vermelhas.

O nível de dificuldade vai de fácil a moderada. A trilha é  composta de pedras e areia fofa, sem subidas íngremes.

Durante a caminhada é possível observar muitas nascentes e paisagens maravilhosas. Na temporada de chuvas, só dá para banho apenas uma pequena parte do poço devido às fortes correntezas do Rio Preto. 

Cânion I e Cânion II

É uma fenda estreita por onde passa o Rio Preto, esculpido através de bilhões de anos, formando piscinas naturais e quedas d’água.

A paisagem é espetacular, ótimo lugar para uma parada para lanchar, nadar e tomar banho nos poços. Para ver o cânion I, basta atravessar o rio e caminhar alguns metros.

Pra-todos-verem:Canions-Chapada-dos-Veadeiros-GO
Cânions Chapada dos Veadeiros – GO

Cachoeira Carioca Chapada dos Veadeiros

Saindo dos cânions e caminhando por cerca de 1 km você chega à Cachoeira da Carioca que tem duas quedas formadas pela divisão do Rio Preto.

Para descer até o poço, a descida é bem íngreme, com enormes blocos de pedra. a cachoeira é bem extensa com muitas quedas de água escura.

A região é cercada de pedreiras e vegetação típica do cerrado, formando uma paisagem única no país. A andorinhas usam o paredão de pedra, atrás das quedas d’água para construir seus ninhos.

Quanto mais perto da cachoeira, mais difícil é o caminho. Mas compensa todo o esforço para poder presenciar mais este espetáculo da natureza.

Pra-todos-verem:Cachoeira-Carioca-Chapada-dos-Veadeiros-GO
Cachoeira Carioca – Chapada dos Veadeiros – GO

Cachoeira Sete Quedas Chapada dos Veadeiros

A atração principal da travessia, a Cachoeira Sete Quedas é formada por sete quedas d’água que somam 120 metros de altura.

A cachoeira é considerada uma das mais bonitas do Brasil e tem uma vista panorâmica incrível. A cachoeira fica a cerca de 15 km do início da trilha.

As Sete Quedas, que dão nome à travessia, são um conjunto de cachoeiras que descem em cascata pelo Rio Preto. Todas elas têm poços para banho e são cercadas por vegetação típica do cerrado. São elas: 

  • Queda da Pedra Furada 
  • Queda do Garimpo 
  • Queda da Hidromassagem
  • Queda do Encontro
  • Queda da Piscina
  • Queda da Deusa 
  • Queda do Funil. 
Pra-todos-verem:Cachoeira-Sete-Quedas-Chapada-dos-Veadeiros-GO
Cachoeira Sete Quedas – Chapada dos Veadeiros – GO

Cachoeira Carrossel 

Uma cachoeira de 12 metros de altura que vem serpenteando pelas pedras e forma uma piscina natural ideal para um banho revigorante.

A cachoeira fica a cerca de 8 km do início da trilha. É a trilha mais pesada do parque, com muitas escadas de madeira e de pedra.

Mirante da Janela Chapada dos Veadeiros

Um mirante que oferece uma vista privilegiada da Cachoeira Sete Quedas e do vale do Rio Preto. O mirante fica a cerca de 20 km do início da trilha e é o ponto mais alto da travessia, com 1.300 metros de altitude.

A trilha para o mirante da Janela é de extrema dificuldade, uma das mais difíceis da Chapada dos Veadeiros. Mas é uma das atrações que rendem as fotos mais lindas!

Alguns trechos têm pontes de madeira que facilitam bastante a caminhada. Se chover a trilha fica escorregadia e com água correndo entre as pedras.

A primeira visão é da Cachoeira de 120 metros de altura, mais atrás fica a de 80 metros, mais acima ficam as corredeiras e a Cachoeira Carrossel e a imensidão do céu.

Vale muito a pena contemplar este cartão postal da Chapada dos Veadeiros. No meio do caminho existe uma cachoeira sazonal, a Cachoeira do Abismo, que só se forma na época das chuvas.

Pra-todos-verem:Mirante-da-Janela-Chapada-dos-Veadeiros-GO
Mirante da Janela – Chapada dos Veadeiros – GO

Mirante das Sete Quedas

Fica no final da trilha, é um ponto alto que oferece uma vista panorâmica espetacular das cachoeiras e do vale. É um lugar perfeito para contemplar a beleza da natureza e se despedir da travessia.

Depois de toda esta aventura você chega ao final da travessia na GO-239, você merece um bom descanso para revigorar as forças e partir para outra aventura.

Se você aprecia aventuras, veja outros locais para praticar ecoturismo:

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *