Pular para o conteúdo

Travessia das Sete Quedas – Chapada dos Veadeiros

A travessia das Sete Quedas na Chapada dos Veadeiros é uma aventura incrível para quem gosta de natureza e caminhada.

Anúncios

É a única travessia oficial dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e oferece paisagens deslumbrantes do cerrado, cachoeiras, cânions e rios.

É um passeio que exige bom preparo físico e disposição, para caminhar por dois ou três dias em meio ao cerrado, atravessando campos rupestres, veredas e cachoeiras incríveis.

Essa é a proposta da travessia das Sete Quedas, uma das trilhas mais bonitas e desafiadoras do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Anúncios

P parque tem um total de 23,5 km ou até 25 km se você for passar pela Cachoeira da Carioca, que podem ser percorridos em dois ou três dias.

O primeiro dia é o mais longo e cansativo, com cerca de 17 km de trilha, mas também o mais bonito. O segundo dia é mais curto, com apenas 6 km, mas tem uma subida íngreme no final.

O terceiro dia é opcional, para quem quiser aproveitar mais as cachoeiras e o acampamento. O nível de dificuldade varia de fácil a muito difícil, dependendo do trecho.

Anúncios

Se você precisar de informações de como chegar à Chapada dos Veadeiros, outras atrações e hospedagem, acesse o nosso site “ Chapada dos Veadeiros“.

Neste post você vai saber como reservar sua vaga, como chegar ao ponto de início e fim da trilha, qual a melhor época para ir, o que levar na mochila e cuidados essenciais para uma viagem tranquila.

Pra-todos-verem:Travessia-das-Sete-Quedas-Chapada-dos-Veadeiros-GO
Travessia das Sete Quedas – Chapada dos Veadeiros – GO

Leia também:

Sumário do Post

Cuidados essenciais e o que levar para fazer a Travessia das Sete Quedas – Chapada dos Veadeiros

  • Tomar vacina contra a febre amarela pelo menos 10 dias antes do embarque, a doença transmitida pelo mosquito é endêmica na região.
  • Seguro viagem. Não se esqueça de fazer um seguro viagem para garantir tranquilidade para você e sua família. Muito necessários principalmente em viagens de ecoturismo.
  • Use roupas adequadas, boné, tênis ou outro calçado fechado, protetor solar e repelente, tênis ou bota de trilha.
  • Casaco ou jaqueta. Apesar do calor durante o dia, as noites na Chapada dos Veadeiros podem ser frias, principalmente no inverno. Leve um casaco ou jaqueta que te aqueça e que seja impermeável, caso chova. 
  • Leve bastante água e lanches leve. Evite carregar excesso de peso.
  • Leve uma boa câmera fotográfica. Se possível a prova d’água para registrar seus melhores momentos. 
  • Kit de primeiros socorros. Com itens básicos como band-aid, gaze, esparadrapo, antisséptico, analgésico, anti-inflamatório, antialérgico, etc.
  • Lanterna. Algumas trilhas podem demorar mais do que o previsto e você pode acabar voltando no escuro. 
  • Saco plástico. Para recolher o que você consumir ou descartar durante o passeio. Depois, jogue no lixo adequado na cidade ou na pousada.
  • Siga as normas e as orientações dos funcionários do parque, condutores de visitantes e bombeiros, especialmente nas áreas de banho. 
  • Leve dinheiro em espécie, algumas atrações só aceitam pagamento em dinheiro. nem todos os lugares têm sinal de internet, dificulta transações com cartão de crédito.

A melhor época para fazer a travessia das Sete Quedas

É entre os meses de junho a novembro, que é o período de seca na região. No período chuvoso, as cachoeiras e rios ficam muito cheios e existe o risco de tromba d’água, por isso a travessia fica fechada.

No período de seca, a umidade relativa do ar fica baixa, a caminhada fica mais cansativa, é muito importante consumir bastante água.

Pra-todos-verem:Travessia-das-Sete-Quedas-Chapada-dos-Veadeiros-GO
Travessia das Sete Quedas – Chapada dos Veadeiros – GO

Como reservar seu lugar para a Travessia das Sete Quedas

Para fazer a Travessia das Sete Quedas, é preciso reservar sua vaga com antecedência pelo site do ICMBio. O custo é de R$18,00 para brasileiros e o pagamento é feito na entrada do parque.

O parque abre às 8:00 e permite a entrada até as 12:00, mas para quem vai fazer toda a travessia é bom chegar quando o parque abre.

OFERTAS ESPECIAIS EM PACOTES

Acampamento das Sete Quedas Chapada dos Veadeiros

Durante a travessia das Sete Quedas, você vai precisar se hospedar em uma área de camping que fica próxima ao rio, depois de percorrer cerca de 17 km no primeiro dia.

A área de camping tem estrutura simples, mas suficiente. Há banheiros ecológicos com chuveiros frios, pias, mesas, bancos e lixeiras.

Não há energia elétrica nem sinal de celular. É preciso levar sua própria barraca, saco de dormir, fogareiro, comida e água. Essa área é a única permitida para acampar dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Você precisa levar sua própria barraca, saco de dormir, fogareiro, comida e água. Há um rio de água potável próximo ao camping onde é possível se refrescar e abastecer sua garrafa.

Ao concluir a trilha você deve colocar o seu cartão de identificação na caixa de correios perto da saída, para que o ICMBio saiba que você concluiu a travessia.

Pra-todos-verem:Acampamento-Sete-Quedas-Chapada-dos-Veadeiros-GO
Acampamento Sete Quedas – Chapada dos Veadeiros – GO

É obrigatório ir com guia?

Não, mas é recomendável. O acompanhamento de um guia experiente, traz mais segurança, logística organizada com transporte, comida, montagem das barracas no camping e escolha das melhores trilhas.

Nós utilizamos os serviços da agência Travessia Ecoturismo, eles têm até comunicador Via Satélite para o caso de uma emergência, a nossa única preocupação foi carregar as nossas mochilas.

Se for sem guia é muito importante ouvir as explicações dos assistentes do parque e assistir o vídeo explicativo antes de começar a trilha.

Onde começa e termina a trilha

A trilha inicia na portaria na portaria do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, próximo à Vila São Jorge. Se você estiver de carro, deixe-o na pousada ou no estacionamento do Parque.

É seguro e custa R$15,00 por dia. A trilha termina na GO-239, a 24 km de Alto Paraíso e a 24 km de São Jorge.

A opção para voltar ao seu ponto de partida é pegar uma carona na rodovia ou deixar contratado um táxi ou um carro para te buscar.

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Quando chegar na antena no ponto mais alto da travessia tem sinal de celular e você pode combinar o horário com o motorista.

Pra-todos-verem:Trilha-Travessia-das-Sete-Quedas-Chapada-dos-Veadeiros-GO
Trilha Travessia das Sete Quedas – Chapada dos Veadeiros – GO

Principais atrações da Travessia Sete Quedas – Chapada dos Veadeiros

Os primeiros 3,5 km é o mesmo para quem vai visitar a cachoeira da Carioca, trilha marcada pelas setas laranja até chegar na bifurcação onde você vai escolher o caminho.

Se decidir visitar a Cachoeira da Carioca, você deve seguir as setas de cor laranja, para os Cânions II e I, você deve seguir as setas de cor vermelha, são 2,5 km a mais na sua jornada.

Nesse trecho a trilha é fácil. Depois de cerca de 10 minutos de caminhada você chega à bifurcação que divide a Trilha dos Saltos da trilha dos Cânions.

A partir daí as trilhas passam a ter trechos um pouco mais difíceis, com subidas, muitas pedras e areia fofa. Se seguir as setas de cor laranja você vai chegar à Cachoeira Sete Quedas.

Trilha dos Cânions e Cachoeira Cariocas

Tem cerca de 11 km ida e volta, duração de 4 a 8 horas, dependendo do seu tempo de permanência. São sinalizadas por setas vermelhas.

O nível de dificuldade vai de fácil a moderada. A trilha é  composta de pedras e areia fofa, sem subidas íngremes.

Durante a caminhada é possível observar muitas nascentes e paisagens maravilhosas. Na temporada de chuvas, só dá para banho apenas uma pequena parte do poço devido às fortes correntezas do Rio Preto. 

Cânion I e Cânion II

É uma fenda estreita por onde passa o Rio Preto, esculpido através de bilhões de anos, formando piscinas naturais e quedas d’água.

A paisagem é espetacular, ótimo lugar para uma parada para lanchar, nadar e tomar banho nos poços. Para ver o cânion I, basta atravessar o rio e caminhar alguns metros.

Pra-todos-verem:Canions-Chapada-dos-Veadeiros-GO
Cânions Chapada dos Veadeiros – GO

Cachoeira Carioca Chapada dos Veadeiros

Saindo dos cânions e caminhando por cerca de 1 km você chega à Cachoeira da Carioca que tem duas quedas formadas pela divisão do Rio Preto.

Para descer até o poço, a descida é bem íngreme, com enormes blocos de pedra. a cachoeira é bem extensa com muitas quedas de água escura.

A região é cercada de pedreiras e vegetação típica do cerrado, formando uma paisagem única no país. A andorinhas usam o paredão de pedra, atrás das quedas d’água para construir seus ninhos.

Quanto mais perto da cachoeira, mais difícil é o caminho. Mas compensa todo o esforço para poder presenciar mais este espetáculo da natureza.

Pra-todos-verem:Cachoeira-Carioca-Chapada-dos-Veadeiros-GO
Cachoeira Carioca – Chapada dos Veadeiros – GO

Cachoeira Sete Quedas Chapada dos Veadeiros

A atração principal da travessia, a Cachoeira Sete Quedas é formada por sete quedas d’água que somam 120 metros de altura.

A cachoeira é considerada uma das mais bonitas do Brasil e tem uma vista panorâmica incrível. A cachoeira fica a cerca de 15 km do início da trilha.

As Sete Quedas, que dão nome à travessia, são um conjunto de cachoeiras que descem em cascata pelo Rio Preto. Todas elas têm poços para banho e são cercadas por vegetação típica do cerrado. São elas: 

  • Queda da Pedra Furada 
  • Queda do Garimpo 
  • Queda da Hidromassagem
  • Queda do Encontro
  • Queda da Piscina
  • Queda da Deusa 
  • Queda do Funil. 
Pra-todos-verem:Cachoeira-Sete-Quedas-Chapada-dos-Veadeiros-GO
Cachoeira Sete Quedas – Chapada dos Veadeiros – GO

Cachoeira Carrossel 

Uma cachoeira de 12 metros de altura que vem serpenteando pelas pedras e forma uma piscina natural ideal para um banho revigorante.

A cachoeira fica a cerca de 8 km do início da trilha. É a trilha mais pesada do parque, com muitas escadas de madeira e de pedra.

Mirante da Janela Chapada dos Veadeiros

Um mirante que oferece uma vista privilegiada da Cachoeira Sete Quedas e do vale do Rio Preto. O mirante fica a cerca de 20 km do início da trilha e é o ponto mais alto da travessia, com 1.300 metros de altitude.

A trilha para o mirante da Janela é de extrema dificuldade, uma das mais difíceis da Chapada dos Veadeiros. Mas é uma das atrações que rendem as fotos mais lindas!

Alguns trechos têm pontes de madeira que facilitam bastante a caminhada. Se chover a trilha fica escorregadia e com água correndo entre as pedras.

A primeira visão é da Cachoeira de 120 metros de altura, mais atrás fica a de 80 metros, mais acima ficam as corredeiras e a Cachoeira Carrossel e a imensidão do céu.

Vale muito a pena contemplar este cartão postal da Chapada dos Veadeiros. No meio do caminho existe uma cachoeira sazonal, a Cachoeira do Abismo, que só se forma na época das chuvas.

Pra-todos-verem:Mirante-da-Janela-Chapada-dos-Veadeiros-GO
Mirante da Janela – Chapada dos Veadeiros – GO

Mirante das Sete Quedas

Fica no final da trilha, é um ponto alto que oferece uma vista panorâmica espetacular das cachoeiras e do vale. É um lugar perfeito para contemplar a beleza da natureza e se despedir da travessia.

Depois de toda esta aventura você chega ao final da travessia na GO-239, você merece um bom descanso para revigorar as forças e partir para outra aventura.

Se você aprecia aventuras, veja outros locais para praticar ecoturismo:

OFERTA AMAZON
Ofertas imperdíveis na Amazon
Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *