Pular para o conteúdo

Cumuruxatiba – Prado – BA

Cumuruxatiba é um lugar onde o tempo não tem pressa e a preguiça é mais gostosa, como diz uma frase que eu vi na fachada de um restaurante do centrinho.

Também chamado de “Cumuru”, o distrito é um destino turístico por causa de suas praias calmas, tranquilas e cercadas de piscinas naturais e falésias.

É um dos destinos mais econômicos das praias do Sul da Bahia. É uma pequena vila, mas que tem ótima infraestrutura turística, rústica, com poucas construções à beira mar.

Cumuruxatiba foi o nome dado pelos índios da etnia Pataxós e significa “grandes diferenças entre duas marés”. Se parece muito com as pequenas cidades do interior de Minas Gerais, onde todos se conhecem, só que à beira-mar.

A paisagem é diversificada e maravilhosa, aliás o litoral baiano abusa do direito de ser bonito. Na maré baixa o mar recua até 800 metros mar adentro, na maré alta chega perto das barracas.

É um paraíso tropical que ainda conserva a tradição de vila de pescadores e tribos indígenas. Tem uma culinária excepcional, tipicamente baiana a base de peixes e frutos do mar, pescados na própria região.

Além das praias, Cumuruxatiba também oferece outras opções de lazer, como bares que promovem animadas rodas de samba e de forró à beira mar, restaurantes que servem pratos típicos da culinária baiana.

Também tem muitas pousadas charmosas e aconchegantes e passeios de barco para observar as baleias jubarte que visitam a costa entre julho e novembro.

Pra-todos-verem:o-que-fazer-em-Cumuruxatiba-Prado-Bahia
Cumuruxatiba – Prado – Bahia

Leia também:

Sumário do post

  1. Onde fica
  2. Como chegar
  3. Melhor época para visitar
  4. Restaurantes
  5. Principais Praias
  6. Praia Barra do Cahy
  7. Praia do Píer
  8. Praia Japara Grande
  9. Praia da Areia Preta
  10. Praia do Tororão
  11. Praia do Rio do Peixe
  12. Passeios em Cumuruxatiba
  13. O que fazer em Cumuruxatiba à noite
  14. Pousadas em Cumuruxatiba

Onde fica Cumuruxatiba – Bahia

Fica no litoral extremo sul da Bahia, na Costa das Baleias, a 32 km de Prado, em uma estrada de terra que passa por paisagens espetaculares ao longo do litoral.

Distante a 800 km de Salvador. Prado fica entre Porto Seguro e Alcobaça.

Como chegar em Cumuruxatiba – Bahia

De avião

O aeroporto mais próximo de Cumuruxatiba é o aeroporto de Teixeira de Freitas. Mas recebe menos voos e pode ser mais caro que o voo para Porto Seguro.

Geralmente os turistas ficam com a segunda opção, apesar de ser um pouco mais longe, a chegada é mais garantida. De Porto Seguro, você pode pegar um ônibus, um táxi ou um translado até a vila. 

De carro próprio ou alugado

Alugar um carro pela RentCars no aeroporto de Porto Seguro ou de Teixeira de Freitas, fica bem mais em conta que transfer do aeroporto que custa em 09/23, cerca de R$800,00.

Siga pela BR 101 até Itamaraju (se você vem do norte) ou até Teixeira de Freitas (se você vem do sul), e depois seguir pela  BA-489 até Prado.

De Prado para Cumuruxatiba, você tem duas opções: a estrada principal, que é mais longa (40 km) ou a estrada pela costa, que é mais curta (32 km) mas mais difícil em épocas de chuva. 

De ônibus

Se você quiser ir de ônibus até Cumuruxatiba, você pode pegar a empresa São Geraldo, que tem linhas diretas de várias cidades do Brasil até Prado. Em Prado, você pode pegar o ônibus que leva cerca de uma hora até à vila.

De táxi ou transfer privativo

Muitas pousadas oferecem transfer do aeroporto, mas você encontra facilmente ofertas de traslado em qualquer aeroporto.

Se você quiser mais conforto e praticidade, você pode contratar um serviço de táxi ou translado para se locomover em Cumuru. Muitos profissionais oferecem este serviço, ficam o dia por sua conta.

Pra-todos-verem:Cumuruxatiba-Prado-BA
Cumuruxatiba – Prado – BA

Melhor época para visitar Cumuruxatiba Bahia

Em Cumuru faz calor o ano inteiro, apesar de estar no Nordeste a previsão do tempo é mais parecida com a região Sudeste.

As chuvas são distribuídas durante o ano inteiro, então você poderá pegar sol e chuva no mesmo dia. A época mais procurada é entre os meses de julho e outubro para a observação das baleias.

Nesse período, as baleias saem da Antártida e vêm para as águas quentes do Sul da Bahia para acasalar e amamentar os filhotes. Do final do ano até o carnaval a vila fica mais lotada e os preços aumentam um pouco.

Restaurantes em Cumuruxatiba Bahia

Nesta pequena vila, onde comer não é um problema, praticamente a cada 100 metros tem um lugar gostoso para se deliciar com a culinária baiana. Selecionamos alguns restaurantes que mais gostamos.

Comida brasileira e frutos do Mar

  • Binotto’s Gourmet. Avenida Beira Mar, n. 21, Cumuruxatiba. Telefone 73 99136-2300
  • Samburá Duzé. Avenida Antônio Climério dos Santos, n. 17- Centro,  próximo da praça, Cumuruxatiba. Telefone 73 3573-1040
  • Restaurante Catamarã. Praia da Areia Preta, s/n, Cumuruxatiba. Telefone 73 3573-1124
  • Restaurante do Hermes. Avenida Beira-Mar, s/n, Cumuruxatiba. Telefone 73 3573-1155.
  • Restaurante Ema. Rua 13 Maio, s/n, Centro, Cumuruxatiba. Telefone 73-3573-1115
  • Mama África. Rua Corina Medeiros, n.  5, Morro da Fumaça, Cumuruxatiba. Telefone 73 99100-4513
  • Restaurante Cores e Sabores. Avenida Treze de Maio, Cumuruxatiba. Telefone 73 3573-1407
  • Churrascaria e Restaurante Da Jô. Avenida 13 De Maio, n. 1063, Centro, Cumuruxatiba. Telefone 73988657256
Pra-todos-verem:Comida-baiana
Comida baiana

Principais Praias de Cumuruxatiba Bahia

Cumuru tem várias praias, algumas desertas sem estrutura, primitivas e de rara beleza, que você pode conhecer percorrendo a orla.

Aqui relatamos as principais praias que têm melhor estrutura e melhor acesso. Antes de ir à praia ou fazer caminhada pela costa consulte a tábua das marés para Cumuruxatiba

Praia Barra do Cahy

Uma das atrações mais famosas de Cumuru é a Praia da Barra do Cahy, que fica a 15 km ao norte do centro urbano.

Essa praia foi considerada como a “primeira praia do Brasil” no ano 2000, por ocasião das comemorações dos 500 anos do Brasil.

Isso se deve a Pedro Álvares Cabral ter feito uma parada na foz do Rio Cahy antes de seguir para Porto Seguro em abril de 1.500. Na Barra de Cahy aconteceu o primeiros contato dos portugueses com os índios.

Da vila até a Barra do Cahy são 15 km de estrada de chão, sendo possível avistar o Monte Pascoal de longe.

Alguns historiadores relatam que Cabral desembarcou primeiro na Barra do Cahy e depois seguiu para Porto Seguro. As paisagens são incríveis, o encontro do rio Cahy com o mar, torna o lugar ainda mais bonito.

Tem boa estrutura com barracas de praia que oferecem mesas, cadeiras e guarda-sóis e dois excelentes restaurantes, o restaurante da Glória e o Manzuko Beach Club Barra do Cahy. Leia mais sobre a Praia Barra do Cahy.

Pra-todos-verem:Praia-Barra-do-Cahy-Cumuruxatiba-Prado-BA
Praia Barra do Cahy – Cumuruxatiba

Praia do Píer (Praia de Cumuruxatiba)

Praia urbana no centro de Cumuruxatiba. Lugar perfeito, rústico cercado de natureza, mar raso, calmo, águas translúcidas, recifes de corais em abundância que abrandam as ondas do mar.

A praia é perfeita para crianças e segura para passear inclusive à noite. Tem boa infraestrutura, de pousadas, bares, restaurantes, barracas de praia, algumas cobrando consumação mínima.

A praia tem areia mais grossa e por isso a água fica mais escura. Leia mais sobre a Praia do Píer.

Pra-todos-verem:Praia-do-Pier-Cumuruxatiba-Prado-BA
Praia do Píer – Cumuruxatiba

Praia Japara Grande

Praia maravilhosa, limpa, tem um riacho de água morna, excelente para crianças. Não tem estrutura, apenas um restaurante que fica em cima do morro e serve comida, petiscos e bebidas.

O acesso à essa praia é feito por estrada de chão e por dentro de um restaurante onde já são cobrados 20 reais para estacionar.

No restaurante, você pode ficar em mesas em cima da falésia, longe do mar, onde paga apenas o consumo, ou alugar uma tenda na praia. Leia mais sobre a Praia Japara Grande.

Pra-todos-verem:Praia-Japara-Grande-Cumuruxatiba-Prado-BA
Praia Japara Grande – Cumuruxatiba

Praia da Areia Preta

Se você gosta de praia deserta, mar tranquilo e água morninha esse é um dos pontos que não podem faltar na sua lista sobre o que fazer em Cumuruxatiba. Fica a 2 km do centro da vila, sentido sul, com acesso pela praia após a represa.

É uma enseada com falésias multicoloridas, com mais de 30m de altura e areia escura devido a presença de metais e acredita-se ser eficiente no tratamento de artrite e reumatismo.

Em alguns trechos é possível tomar banho tendo cuidado com os corais que ficam sob a areia. Durante a maré baixa, formam piscinas naturais entre os recifes de corais.

Não tem barraca de praia, mas tem um hotel pousada, o Hotel Pousada Areia Preta e o restaurante Catamarã. Leia mais sobre a Praia da Areia Preta.

Pra-todos-verem:Praia-da-Areia-Preta-Prado-BA
Praia da Areia Preta – Cumuruxatiba

Praia do Tororão

Uma das mais belas praias de Prado, o local tem uma das mais lindas paisagens da Bahia. O acesso ao mar é feito atravessando falésias multicoloridas que rodeiam a praia.

Na maré baixa é possível fazer caminhadas na areia e se banhar nas pequenas piscinas naturais. A maior atração da Praia do Tororão é o rio que desce pela falésia, formando uma incrível cascata de água doce e deságua no mar calmo e de ondas médias.

O local é ideal para famílias. Só oferece estrutura para turistas no verão e em altas temporadas. Leia mais sobre a Praia do Tororão.

Pra-todos-verem:Praia-do-Toroao-Cumuruxatiba-Prado-BA

Praia do Rio do Peixe

Esta praia é vizinha à praia do Píer em Cumuruxatiba. Um pequeno rio divide a praia em duas, a Praia do Rio Peixe Grande e a Praia do Rio Peixe Pequeno.

O mar é sempre calmo, ideal para banho em todas as marés, extensa faixa de areia branca, cercada de mata nativa, vegetação de restinga e vários riachos desaguando no mar. É uma praia de mar aberto.

Na maré baixa, o mar recua mais de 200m, deixando a faixa de areia ainda mais larga e piscinas naturais nos bancos de areia. Boa para a prática de esportes à vela e náuticos.

Tem uma vista extraordinária, não possui barracas de praia. Uma praia tranquila e segura. Tem ótimas pousadas com estrutura à beira mar entre amendoeiras que circulam a orla. Compensa encarar a estrada ruim!

Pra-todos-verem:Praia-Rio-do-Peixe-Cumuruxatiba-Prado-BA
Praia do Rio do Peixe – Cumuruxatiba

Passeios em Cumuruxatiba

Em Cumuruxatiba você vai encontrar vários passeios de barco. Entre Prado e Porto Seguro tem muitas praias interessantes que você deve colocar no seu roteiro sobre o que fazer em Cumuruxatiba. As mais interessantes são:

Você também pode fazer o passeio para observação das baleias, visitar e mergulhar no Parque Nacional Marinho de Abrolhos.

Pra-todos-verem:Parque-Nacional-Marinho-dos-Abrolhos-BA
Parque Nacional Marinho dos Abrolhos – BA

O que fazer em Cumuruxatiba à noite

Cumuruxatiba é um lugar tranquilo e sossegado, mas isso não significa que não há nada para fazer à noite. Eu vou te dar algumas sugestões de atividades noturnas que você pode aproveitar nessa vila.

Curtir Represa

A Represa é uma belíssima atração do Balneário de Cumuruxatiba. o cartão de visita da vila. Um dos melhores programas para colocar no roteiro do que fazer em Cumuruxatiba.

A praça está toda revitalizada, foi construído parque para a garotada, academia ao ar livre, deck, quiosques, um deck e uma passarela que atravessa a represa.

Á noite a praça fica toda iluminada com Led, é a praça da família e a represa do povão para ser apreciada durante o dia e durante a noite.

Pra-todos-verem:Represa-Cumuruxatiba-Prado-BA
Represa Cumuruxatiba – Prado – BA

Forró nos quiosques da praia

Uma das opções mais animadas e divertidas para curtir a noite em Cumuru é dançar forró nos quiosques da praia. Há vários estabelecimentos que oferecem música ao vivo, cerveja gelada e petiscos deliciosos.

Ateliês e artesanato

Se você prefere uma noite mais cultural e artística, você pode visitar os ateliês e as lojas de artesanato de Cumuru, que ficam abertos até tarde.

Você vai encontrar peças únicas e originais, feitas com materiais locais, como conchas, sementes, madeira e tecidos. Você pode admirar o trabalho dos artistas, conversar com eles e até comprar algumas lembranças.

Cumuruxatiba é tudo isso e muito mais, Se você tiver disposição para percorrer a orla da vila, a pé ou de bicicleta, vai encontrar inúmeras praias desertas espetaculares, praias que você nunca ouviu falar.

Se conhece mais alguma que merece destaque, deixe nos comentários que iremos conferir. Outros assuntos que podem ser do seu interesse:

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *