Pular para o conteúdo

O que Fazer em Ilhéus: Descubra a toda a Magia da “Cidade do Cacau”

Saiba o que fazer em Ilhéus, cidade localizada no sul da Bahia, um destino turístico exuberante que encanta seus visitantes com suas belezas naturais, rica história, gastronomia e cultura vibrante.

A cidade é conhecida como a “Princesinha do Sul” e “Cidade do Cacau”, por ter sido um importante centro de produção cacaueira no passado, já foi a maior produtora de cacau do mundo.

É também conhecida como a “Terra de Jorge Amado”, o famoso escritor brasileiro que se inspirou na cidade para escrever suas obras. Tem um dos maiores Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Bahia.

Fundada em 1534, Ilhéus possui um rico patrimônio histórico, com diversos monumentos e construções coloniais, como a Casa de Jorge Amado, o Museu do Cacau e a Igreja Matriz de São Jorge.

Ilhéus é abençoada com o litoral mais extenso da Bahia, cerca de 80 km de praias espetaculares de areias brancas e águas cristalinas.

Com um litoral tão extenso dá para imaginar quantas praias maravilhosas ainda aguardam para serem exploradas.

Tem inúmeros ecossistemas, mata atlântica que embelezam ainda mais a cidade. Além das praias a cidade também oferece opções de ecoturismo, com trilhas na Mata Atlântica, cachoeiras e rios.

A partir de Ilhéus você pode conhecer outras cidades turísticas do Sul da Bahia como Itacaré, Canavieiras e a Ilha de Comandatuba. Para conhecer o máximo possível de Ilhéus é melhor estar de carro próprio ou alugar um pela RentCars no aeroporto ou online.

Leia também:

O-que-fazer-em-Ilheus-BA
Ilhéus – BA

Sumário do Post

Onde fica Ilhéus – BA

Fica no litoral sul da Bahia, na Costa do Cacau, onde estão incluídas Itacaré e Canavieiras, a cerca de 460 km via BR 101 e 311 km via BA-001.

Como Chegar em Ilhéus – BA

  • De avião. A Costa do Cacau conta com um único aeroporto, o Aeroporto Jorge Amado em Ilhéus, que recebe voos comerciais partindo de Salvador e de outras capitais brasileiras. 
  • De ônibus. De todas as partes do país tem ônibus para Ilhéus.
  • Ferry boat partindo de Salvador, sai a cada 4 horas do Terminal Marítimo em frente ao Mercado Modelo, a viagem dura cerca de 9 horas.

Melhor época para visitar Ilhéus – BA 

No litoral da Bahia faz calor o ano inteiro. Os melhores meses para visitar Ilhéus são de agosto a março. nesses meses chove bem menos. O período chuvoso no Nordeste vai de meados de abril ao final de agosto.

Não é aquela chuva constante, o sol também aparece, só que o mar não fica tão bonito como no tempo seco. Os meses de janeiro, fevereiro e julho e o carnaval são de alta temporada.

Tem muitas atrações e badalação, mas tem muita gente nesse período e os preços bem mais caros comparados a outras épocas do ano.

Entre agosto e novembro (baixa temporada) é bem mais tranquilo, o mar vai estar com todo o seu esplendor, o sol marcando presença e os preços bem mais acessíveis.

Se você prefere um lugar mais calmo, planeje suas férias para esse período. É sempre bom consultar a previsão do tempo.

Ilheus-BA
Ilhéus – BA

O que fazer em Ilhéus: Principais praias – Litoral Norte

Com a maior faixa litorânea da Bahia, com certeza tem muitas praias ainda inexploradas e preservadas é um convite para os aventureiros. A seguir vamos destacar as melhores praias que oferecem estrutura, atrações turísticas e acesso mais fácil.

Praia dos Coqueiros

A Praia dos Coqueiros possui uma completa infraestrutura, contando com pousadas de alto padrão, além de diversas cabanas que servem bebidas e petiscos.

A praia é linda cercada de coqueiros que fazem jus ao seu nome. A região é muito procurada para pesca em alto mar, lembrando que Ilhéus fica perto de Canavieiras onde acontece a competição de pesca do Marlim Azul.

É uma praia extensa com trechos selvagens e desertos. O mar é calmo com água de tons que variam do verde ao cinza.

A Praia dos Coqueiros é ótima para a prática de mergulho, surf, ciclismo, pescaria e turismo ecológico. Para chegar até lá siga pela BA 001 sentido norte.

Praia-dos-Coqueiros-Ilheus-BA
Praia dos Coqueiros – Ilhéus – BA

Praia Ponta do Ramo

A praia da Ponta do Ramo fica ao norte de Ilhéus, no km 27 da rodovia BA-001 que liga Ilhéus a Itacaré. Lugar bonito especial para passar o dia com a família.

Tem uma pequena estrutura de bar e restaurante, rústica simples e maravilhosa. Tem uma pequena colônia de pescadores muito simpáticos e receptivos e que utilizam os barcos e jangadas artesanais, produzidas por eles mesmos.

Tem uma faixa de areia clara, longa e larga, ótima para praticar esportes de areia, mar calmo com águas de tom azul baía, cor que só existe na Bahia.

Praia-ponta-do-Ramo-Ilheus-BA
Praia Ponta do Ramo – Ilhéus – BA

Praia do Norte 

Fica a 8 quilômetros do centro de Ilhéus. Tem uma extensa faixa de areia mar calmo com águas mornas rodeada de coqueiros e próxima da Mata Atlântica.

Pouco frequentada, mas possui uma ciclovia e dois mirantes ao pé da Serra Grande. Mar com boas ondas para surf, para passar o dia leve água, alimento e o que precisar.

Praia Barra do Sargi

Praia muito bonita, localizada no litoral norte de Ilhéus. Um marzão espetacular, faixa de areia longa e muito estreita, em alguns locais o mar encosta na vegetação do entorno.

A maior parte é deserta, mas o vilarejo possui estrutura para passar o dia. O acesso é pela da BA-001 vilarejo de Sargi em direção a Itacaré.

Praia de São Miguel

A maioria dos turistas que visitam Ilhéus vão direto para a zona sul e passam despercebidos pelas belezas das praias do litoral norte. A Praia de São Miguel, também conhecida como praia da Barra, é uma delas.

Está localizada na vila de pescadores chamada São Miguel. A praia é bem extensa, mas a faixa de areia diminuiu bastante com o avanço do mar.

Foram construídas 3 barreiras mar adentro para conter a força da maré que sobe com muita força provocando erosão na orla. O acesso é feito pela ponte que passa pelo rio Almada.

A praia possui águas verdes e escuras, um mar tranquilo e os visitantes podem aproveitar para tomar banho em suas águas na maré baixa.

O cenário é magnífico, mas para conhecer melhor a praia consulte a tábua das marés no site da Marinha do Brasil que fornece a tábua das marés para o Brasil inteiro.

Praia-de-Sao-Miguel-Ilheus-BA
Praia de São Miguel – Ilhéus – BA

Praia mar e Sol

Praia bem rústica, extensa com águas limpas e mornas, faixa de areia clara cercada de coqueirais, fica na zona norte de Ilhéus.

Muito famosa pelas piscinas naturais e de águas mornas formadas na maré baixa. A Praia Mar e Sol é uma das mais procuradas para banho na região, é ótima para as crianças brincarem à vontade.

Tem um pequeno vilarejo, os locais produzem artesanato como camisetas e canecas personalizadas e pinturas a óleo vendidas em barraquinhas dispostas na faixa de areia. Também servem comida e bebida

Tem cada pintura maravilhosa, que fica difícil escolher uma. Muito boa para fazer caminhadas e praticar esportes na areia como futebol e ciclismo. Tem boa estrutura de hotéis e pousadas.

Praia-mar-e-Sol-Ilheus-BA
Praia mar e Sol – Ilhéus – BA

O que fazer em Ilhéus: Principais praias – Litoral Sul

As praias do litoral sul de Ilhéus são as que têm maior estrutura de bares, restaurantes, casas noturnas, hotéis, pousadas e resorts. Para todas chegar às praias do litoral sul, a via de acesso é a BA-001 / IlhéusOlivença.

Praia dos Milionários

A Praia dos Milionários fica na zona sul da cidade. É extensa, tem quase 4 km de extensão, com águas calmas, larga faixa de areia branquinha e cercada de coqueirais.

Tem esse nome porque os antigos coronéis do cacau tinham suas residências de veraneio nessa praia. É praia de mar aberto, mas é pouco profunda e as ondas não são tão altas.

Em tempo de chuva o mar não é tão azul, fica mais escuro por estar próxima da Baía do Pontal onde fica a foz de 3 rios da região.

Hoje em dia a praia está cheia de condomínios e casas de alto luxo, é a mais badalada e frequentada pelos turistas e moradores.

Tem excelente infraestrutura com várias barracas de praia que oferecem uma grande variedade de comida baiana, bebidas, mesas e guarda-sóis.

Nas barracas não é cobrado consumação mínima e nem aluguel de mesas e cadeiras, uma raridade hoje em dia nas praias brasileiras. Os preços são muito bons. A praia conta com vários postos de segurança com salva-vidas e bombeiros.

Tem muitos hotéis por perto. Para chegar à Praia dos Milionários basta pegar o acesso da Ponte Jorge Amado e seguir em frente. Para ir de transporte público basta pegar o ônibus da linha Olivença ou Acuípe no centro de Ilhéus.

Praia-dos-Milionarios-Ilheus-BA
Praia dos Milionários – Ilhéus – BA

Praia do Cururupe

Praia muito linda, com vários bancos de areia, ótima infraestrutura turística com hotéis, pousadas, barracas, bares e restaurantes, um rio que deságua no mar e mangue.

Dá para tomar banho de água doce e salgada. O mar é  calmo, a água é morna, um pouco mais escura perto da foz do rio Cururupe.

A água do rio é da cor de Coca-Cola por causa dos sedimentos e minerais, mas longe da foz o mar é de tom azul baía e a faixa de areia é larga.

A arrebentação das ondas acontece longe da beirada do mar, formando uma piscina natural para nadar, muito boa para famílias com crianças e para quem deseja ficar longe da badalação.

Não tem caixas de som na praia durante a semana, somente natureza e tranquilidade, nos finais de semana e feriados é bem agitada.

Para quem aprecia uma boa pescaria a Praia do Cururupe é um ótimo lugar. Não deixe de colocar no seu roteiro sobre o que fazer em Ilhéus, você vai sair de alma lavada depois de conhecer este paraíso.

Praia-do-Cururupe-Ilheus-BA
Praia do Cururupe – Ilhéus – BA

Praia de Acuípe

A praia do Acuípe é um local tranquilo e delicioso para relaxar do estresse da cidade. Fica em Olivença e a 33 quilômetros do Centro de Ilhéus.

A praia é linda, é delicioso tomar banho no encontro do rio com o mar. Em meio a fazendas de cacau, a praia de Acuípe apresenta uma paisagem peculiar, mesclando a vegetação de restinga com belos coqueirais.

A paisagem conta ainda com águas claras e calmas,  areia clara e fofa. Na maré baixa o mar recua bastante deixando a faixa de areia mais larga.

A água do mar tem um tom degradê de azul que começa azul escuro ao longe e vem clareando até a praia.  É um ótimo lugar para pescaria com molinete.

A praia tem ótima estrutura de resorts, pousadas, bares e restaurantes onde você pode comer peixe fresquinho e o melhor da culinária baiana.

Praia-de-Acuipe-Ilheus-BA
Praia de Acuípe – Ilhéus – BA

Praia dos Milagres

A Praia dos Milagres é a primeira do povoado de Olivença, litoral sul, onde tem mais barracas de praia. Durante o dia é bem tranquila, à noite é bem movimentado.

A vida noturna na Praia dos Milagres é bem animada. Quanto mais se conhece no litoral da Bahia, mais surpreso a gente fica. Esta praia é um espetáculo.

Na maré baixa formam lindas piscinas naturais entre as pedras, cheia de peixinhos. O mar tem trechos calmos e trechos com ondas mais fortes para a alegria dos surfistas.

Na maré alta o mar é bem agitado, toma grande parte da faixa de areia. Fique longe das pedras, a força das ondas pode te jogar com elas.

É uma praia bem estruturada, com muitas barracas de praia, bares, restaurantes, pousadas e salva-vidas todos os dias.

Praia-dos-Milagres-Ilheus-BA
Praia dos Milagres – Ilhéus – BA

Praia Cana Brava

A Praia Cana Brava fica em Olivença. É uma das principais praias de Ilhéus, fica longe do centro de Ilhéus, mas é considerado um dos melhores lugares para se hospedar.

É onde fica um dos melhores resorts All inclusive do Brasil, o Cana Brava Resort All inclusive. Além dos grandes resorts a Praia Cana Brava tem boas pousadas.

O cenário é incrível, mar tranquilo, ótimo para quem não sabe nadar, crianças e idosos. É quase particular por causa dos resorts. A grande quantidade de rochas deixa o local mais lindo ainda.

A região também é famosa pelo mar com boas ondas para surfe, trechos de mar calmo e pelos recifes coloridos. Na maré baixa formam maravilhosas piscinas naturais ao longo da praia. 

Praia-Cana-Brava-Ilheus-BA
Praia Cana Brava – Ilhéus – BA

Praia Back Door

A paisagem é daquelas capazes de te deter por horas para admirar suas belíssimas paisagens com extensos coqueirais. Fica na BA-001 / IlhéusOlivença.

A praia é de mar aberto com muitas pedras na beirada e ondas fortes, águas translúcidas num tom maravilhoso de azul acinzentado.

Na maré baixa é possível aproveitar as belíssimas piscinas naturais, na maré alta, não entre no mar perto das pedras, as violentas ondas podem te jogar contra elas.

Esta praia atrai surfistas de todo o Brasil que participam de vários campeonatos de surf. É o principal point da turma que curte surf.

Perfeita para colocar na lista sobre o que fazer em Ilhéus para quem está em busca aventura. Tem hotéis, pousadas, uma área de camping, você pode trazer sua barraca ou vir de motorhome e estacionar.

Praia-Back-Door-Ilheus-BA
Praia Back Door – Ilhéus – BA

Praia de Batuba

Considerada uma das praias mais bonitas da região. O cenário é indescritível, as grandes pedras espalhadas pela praia e os coqueiros que circundam a orla, tornam a paisagem ainda mais bela.

Segue o mesmo estilo da praia de Back Door, Batuba também é ponto da turma do surfe sempre atrás de boas ondas.

Na maré baixa dá para se divertir nas piscinas naturais que se formam entre as pedras. A praia é muito limpa, desce um riozinho de água doce limpinho, dá gosto passar o dia aqui.

Tem ótima estrutura de cabanas e restaurantes e a casa de eventos Batuba Beach Sound, onde acontecem os maiores shows de Ilhéus. Veja a Programação e compre seu ingresso no site oficial.

Praia do Cristo

Estamos acostumados a ver estátuas do Cristo Redentor em pontos altos de uma cidade, mas em Ilhéus a escultura fica na entrada do rio, numa paisagem fabulosa.

A Praia do Cristo está localizada em uma enseada, rodeada por uma vegetação, coqueiros e manguezais. Oferece uma vista privilegiada da cidade de Ilhéus.

É uma das praias mais bonitas e frequentadas de Ilhéus, por turistas e moradores para aproveitar sua beleza natural, águas mornas, cristalinas e areia clarinha.

É uma praia urbana que fica no em torno do Centro Histórico. O mar é calmo, praticamente sem ondas, ótimo para passear de caiaque, barco a vela e praticar stand up.

Muito boa para passar o dia com a família e relaxar nas das cadeiras e guarda-sóis espalhados pela areia da praia e à tardinha aproveitar para conhecer o Centro Histórico. Praia do Cristo tem uma  

 infraestrutura excelente, com banheiros, chuveiros, quiosques, bares e restaurantes que servem bebidas e comidas típicas baianas. Muito interessante para colocar na sua lista sobre o que fazer em Ilhéus.

Praia-do-Cristo-Ilheus-BA
Praia do Cristo – Ilhéus – BA

Praia do Pontal

Na Praia do Pontal, é onde começa as praias do sul. Fica praticamente no centro de Ilhéus, seguindo pela ponte Jorge Amado, após o Morro Pernambuco e Praia da Concha perto do Aeroporto Jorge Amado. 

A faixa de areia é estreita, cercada de  pedras e corais formando um cenário cinematográfico. Mas esse lindo cenário nem sempre é bom para banho.

O mar em alguns trechos é bastante agitado com ondas muito fortes, muitas correntezas e ondas batem forte na barreira de pedras e corais.

Na maré baixa dá para aproveitar as piscinas naturais que se formam antes das barreiras de pedra na faixa de areia. É uma praia mais indicada para surfistas experientes, não para aprendizes e iniciantes. No local também há muitos bares e restaurantes.

Se você deseja uma praia tranquila para as crianças brincarem sem riscos, esta praia não é a mais indicada. Nesta região, conhecida como Barra do Pontal que tem outras praias igualmente lindas e perigosas.

Praia-do-Pontal-Ilheus-BA
Praia do Pontal – Ilhéus – BA

Praia da Concha / Morro do Pernambuco

Para chegar a esta praia maravilhosa você deve seguir pela rodovia BA-001 / IlhéusOlivença, atravessar a ponte Jorge Amado e subir o Morro do Pernambuco cerca de 200 metros.

De cima tem-se uma visão inesquecível. Você também pode aproveitar para fazer turismo ecológico percorrendo as trilhas no Morro do Pernambuco.

O mar é tranquilo, com ondas suaves, a areia clarinha, uma paisagem linda de mata nativa. Tem boa estrutura de barracas de praia, com preços justos.

Se você caminhar por entre as pedras com cuidado, vai encontrar deliciosas piscinas e aquários naturais com recifes coloridos e peixinhos, parece o fundo do mar a céu aberto.

Aqui reina uma paz tão grande que não dá vontade de ir embora, as crianças brincam livremente. Parada obrigatória para colocar no seu roteiro sobre o que fazer em Ilhéus.

É aconselhável andar calcado sobre as pedras, pois são quentes, evitar pisar nos corais para não danificar o meio ambiente.

Praia-da-Concha-Ilheus-BA
Praia da Concha – Ilhéus – BA

Os banhistas podem se sentar na beirada do mar e sentir as ondas suaves sem medo de aparecer uma onda gigante de repente.

Com certeza é uma das praias mais bonitas, não só de Ilhéus, mas de todo o litoral sul da Bahia. A praia tem boa estrutura de barracas e ambulantes que vendem de tudo e lugar para estacionar.

É um lugar perfeito para quem procura o que fazer em Ilhéus, entretenimento, lazer e esportes de areia de preferência em dias de semana e fora da alta temporada.

Praia-da-Concha-Ilheus-BA
Praia da Concha – Ilhéus – BA

O que fazer em Ilhéus – BA além das praias

Tomara que você tenha tempo para aproveitar e saber tudo sobre o que fazer em Ilhéus, que além das maravilhosas praias oferece muitas outras atrações e ecoturismo.

Ilha do Desejo – Una – BA

Você deve aproveitar a oportunidade e conhecer também a ilha do desejo que fica entre o Rio Acuípe e o mar. Fica a 35km de Ilhéus na estrada Ilhéus→Una. Pertence ao município de Una, mas você pode conhecer a partir da Praia do Acuípe em ilhéus.

Uma ilha incrível rodeada de belas praias, manguezais e coqueirais, com suas águas calmas e um pouco escura em alguns trechos devido aos manguezais.

Você chega lá de barco atravessando o Rio Acuípe, a passagem é baratinha e leva poucos minutos. No local tem opções de pousadas e restaurantes. No final da ilha, acontece o incrível encontro do rio com o mar.

Neste lugar a palavra férias faz todo sentido, é para descansar, relaxar e dar uma pausa no tempo, com direito ao lazer e ao ócio. Com certeza não pode faltar no seu roteiro sobre o que fazer em Ilhéus.

Ilha-do-Desejo-Una-BA
Ilha do Desejo – Una – BA

Mirante da Piedade

Neste maravilhoso mirante você pode avistar a praia urbana da Avenida Soares Lopes, Porto Internacional do Malhado, o segundo em mar aberto da América Latina.

No mirante você tem uma vista panorâmica da cidade, várias ilhotas e da Catedral dos Três Padroeiras da cidade: São Sebastião, Nossa Senhora da Vitória e São Jorge. 

Ponte Jorge Amado

Tem 533 metros de extensão e foi inaugurada em 2020. Liga o centro à zona sul da cidade o que aumentou bastante o turismo nas praias da parte sul. Faz parte da BA-001. Tem ciclovia e faixa de pedestres.

Ponte-Jorge-Amado-Ilheus-BA
Ponte Jorge Amado – Ilhéus – BA

Centro Histórico 

Um harmonioso conjunto de ruas de paralelepípedos, com muitas lojas, restaurantes e bares. Na Praça Dom Eduardo é onde fica a histórica catedral dos três santos padroeiros da cidade: São Jorge, Nossa Senhora da Vitória e São Sebastião.

O Bar do Vesúvio, uma antiga casa noturna onde se reuniam os cacaueiros da região. O Bataclan, um antigo bordel, fundado em 1920 que era frequentado pelos coronéis do cacau. Foi o cenário de inspiração para o livro “Gabriela Cravo e Canela” de Jorge Amado.

O quarteirão do Jorge Amado, onde fica a Casa do mesmo, em frente tem uma bela escultura do escritor para fazer fotos.

A casa é aberta ao público com pagamento de uma taxa irrisória de R$5,00. No acervo tem exemplares dos livros, móveis antigos da década de 1930, fotos, documentos, roupas e objetos pessoais do escritor.

Em vários pontos da cidade tem esculturas do escritor e em uma delas tem a citação atribuída a Jorge Amado “Baiano é um estado de espírito”.

O Centro Histórico é pequeno, é possível conhecer tudo numa tarde depois da praia. No centro histórico você vai encontrar:  

  • O Teatro Municipal 
  • O palácio Paranaguá de 1907, um patrimônio histórico onde funciona o museu da capitania de Ilhéus.
  • O palacete Misael Tavares que foi o homem mais rico da Bahia 
  • A Matriz de São Jorge, datada do século 17, quando o Brasil ainda era dividido em Capitanias hereditárias. 
  • O mercado popular, que a gente adora conhecer quando visita uma cidade para levar alguma lembrança, principalmente artesanatos regionais. 
Cento-Historico-Ilheus-Bahia
Cento Histórico – Ilhéus – Bahia

Praça do Cacau

Como não poderia deixar de ser, tem várias espécies de cacau, mais de 70 tipos. Foi construída em homenagem aos cacaueiros nos tempos áureos do cacau. Um lembrete importante sobre o que fazer em Ilhéus, para conhecer a história do cacau na Bahia.

Comunidade do Rio do Engenho

Fica a 25km do centro de Ilhéus, às margens do Rio Santana, que é rodeado por mata atlântica preservada. Neste rio é possível fazer passeios de barco, pescar e viajar num passado longínquo, muito marcante na história da Bahia e do Brasil.

A comunidade abriga a Igreja Senhora Sant’Ana, construída no século XVI, o Museu do Engenho, a Fazenda Caminho Feliz, que é dedicada à natureza e à preservação ambiental e muitas outras fazendas de cacau.

O engenho de Santana foi construído em 1537. Neste espaço tem cachoeiras, trilhas, bares e restaurantes. O acesso ao povoado é feito de barco, a região é muito procurada por praticantes de rafting nas corredeiras do rio e canoagem.

Um dos melhores lugares para comer moqueca de camarão Pitu e siri. Ilhéus tem histórias muito mais antigas que a história do cacau e de Jorge Amado.

Comunidade-Rio-do-Engenho-Ilheus-BA
Comunidade do Rio do Engenho

Povoado de Olivença

Fica a 18 km ao sul de Ilhéus, na margem da BA-001 que liga Ilhéus ao povoado de Olivença, Una e Canavieiras. É onde funciona o Balneário de Tororomba, construído entre o encontro dos ribeirões do Frade e Tororomba.

Possui águas medicinais internacionalmente reconhecidas, que atrai adeptos de clínicas de rejuvenescimento, sessões de bronzeamento natural, adquirido com os minerais da água que tingem a pele. A água é bem escura justamente pela presença de minerais.

Quem frequenta o balneário afirma sentir grande alívio no tratamento de dores crônicas. os frequentadores e visitantes aproveitam para se refrescar na cortina d’água Véu da Noiva.

O balneário tem piscinas naturais, cascata artificial, áreas de lazer, bar, barracas, restaurantes e o Resort Tororomba.

Funciona de terça feira a domingo das 9 às 18 horas com entrada gratuita para menores de 5 anos e maiores de 65 anos, o preço do ingresso é muito barato.

A Praia de Olivença é espetacular, mas não é recomendada para banho, principalmente na maré alta, tem muitas pedras, ondas fortes e muitas correntezas, mas é um cenário digno de contemplação.

É muito frequentada por surfistas. De maio a novembro acontecem os campeonatos de surf. Para chegar ao local, você pode ir de carro próprio ou alugado, no centro de Ilhéus você pega o ônibus para Olivença, táxis e carros por aplicativo. 

Povoado-de-Olivenca-Ilheus-BA
Povoado de Olivença – Ilhéus – BA

Estrada do Chocolate / Fazendas produtoras de Cacau

A Estrada do Chocolate, lançada recentemente, é a primeira estrada temática da Bahia. Ela liga as cidades de Ilhéus e Uruçuca à BR-101. Essa via é emoldurada pela mata atlântica, cortando rios e fazendas centenárias no Sul da Bahia.

Antes, essas fazendas eram dedicadas apenas à cultura do cacau. Com a Estrada do Chocolate, os fazendeiros da região encontraram um novo ramo para seus negócios, abrindo as fazendas à visitação pública.

Nessas fazendas é possível aprender sobre a cultura cacaueira, desde o plantio da semente até a transformação em deliciosos produtos.

Você também poderá conhecer a decoração das fazendas, móveis, peças antigas de engenhos, moinhos, teares, feitos em madeira maciça e muitos detalhes que transportam o visitante a um passado histórico.

A melhor maneira de fazer este passeio é através de agências de turismo ou guia local. A agência Ilhéus Adventure é ótima. Veja as fazendas que você pode visitar:

  • Fazenda Riachuelo Mendoá Chocolates: Localizada em Ilhéus, produz chocolates com amêndoas de cacau selecionadas. As visitas são feitas somente com agendamento prévio.
  • Fazenda Capela Velha: Também em Ilhéus, oferece experiências relacionadas à cultura cacaueira do plantio, colheita e fabricação do chocolate.
  • Fazenda Yrerê: Fazenda centenária e ainda produtiva. Fica na estrada entre Ilhéus e Itabuna. O passeio é guiado por um trabalhador da fazenda, que vai contar toda a história e passar todas as informações.
  • Fazenda Provisão: Você pode passar o dia conhecendo a fazenda e também se hospedar na casa grande. Fazenda maravilhosa às margens do Rio Almada e uma arquitetura original dos tempos áureos do cacau em Ilhéus.

Além dessas, existem outras fazendas ao longo da Estrada do Chocolate que proporcionam uma imersão deliciosa na história e produção do chocolate brasileiro. Um passeio altamente recomendado para colocar na sua lista do que fazer em Ilhéus – BA.

Fazenda-Capela-Velha-Ilheus-BA
Fazenda Capela Velha – Ilhéus – BA

Parque Estadual da Serra do Conduru 

Rua Marquês de Paranaguá n. 200, Centro, Ilhéus – BA. Se você curte ecoturismo não perca a oportunidade de desbravar o Parque Estadual da Serra do Conduru.

É um parque estadual que abrange os municípios de Ilhéus, Uruçuca e Itacaré. O parque é uma área de preservação ambiental com rica biodiversidade, ideal para percorrer trilhas e observar a natureza.

Essa área de mata atlântica é a mais preservada de todo o Nordeste e está entre as três maiores biodiversidades do planeta.

O Parque é lindíssimo, uma natureza incrível que abriga montanhas, rios e riachos e diversas cachoeiras. Protege várias espécies de aves, répteis, mamíferos e anfíbios. A entrada é gratuita e funciona todos os dias das 7h às 17 horas com agendamento.

Os telefones de contato são (73) 3239-6043 (Sede do PESC) e (71) 3118-4267 (Inema) ou através dos e-mails [email protected], [email protected] (agendamentos), [email protected] (agendamentos)

Parque-Estadual-da-Serra -Conduru-Ilheus-BA
Parque Estadual da Serra do Conduru – Ilhéus – BA

O que fazer em Ilhéus à noite

Se você quiser curtir a noite no Centro Histórico pode ir ao Bataclan ou ao Bar e Restaurante Vesúvio, que tem uma vida noturna bem animada.

O centro de ilhéus tem barzinho, restaurantes, barracas de acarajé, sorveterias, tudo perto um do outro. Você só vai ficar em casa se quiser.

  • Bar Vesúvio. Rua Dom Eduardo, n. 190 – Centro, Ilhéus – BA. Inspirado na obra de Jorge Amado, Gabriela, Cravo e Canela, com música ao vivo e do ambiente aconchegante.
  • Villa73. Av. Lomanto Júnior,n. 786 – Pontal, Ilhéus – BA. Música ao vivo com uma banda animada.
  • Bar do Marinheiro. Rua do Silêncio – Teotônio Vilela, Ilhéus – BA.

Passeie pela praias e sinta a suave brisa do mar enquanto faz caminhada, ou ande de bicicleta, ou aproveite para reunir os amigos nos bares a beira-mar.

Se você aprecia a história, belas praias e paisagens exuberantes, Ilhéus tem muito a lhe mostrar, a cidade é simplesmente encantadora e a população é muito receptiva.

Veja outras cidades baianas que podem lhe interessar:

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *