Pular para o conteúdo

O que fazer em Prado BA

Anúncios

Em momento algum você vai ficar sem o que fazer em Prado BA. É uma cidade histórica e turística, que atrai muitos visitantes por causa de suas praias paradisíacas e falésias coloridas.

Um passeio pelos seus 84 km de litoral, mais de 30 praias, com muitas opções de passeios, uma gastronomia incrível e infraestrutura maravilhosa, vai renovar sua energia para o ano inteiro.

Prado é considerada a capital oficial das baleias jubarte, que podem ser avistadas entre os meses de julho e novembro.

Vários rios como o Jucuruçu, o rio Corumbau que desembocam no mar de Prado dando um toque especial à paisagem formando aquela paisagem que só tem na Bahia.

Não espere encontrar estradas asfaltadas e fáceis de percorrer, parece que o governo faz questão de manter a dificuldade de acesso para preservar as belezas naturais da região e manter o meio de vida dos pescadores.

Anúncios

Prado também por ser porta de entrada para conhecer Cumuruxatiba, Ponta do Corumbau, Caraíva e o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e outros lugares incríveis da região.

Quanto mais a gente conhece o litoral da Bahia, mais a gente se apaixona! Nada é igual nesse imenso litoral, embora os personagens sejam os mesmos, mar, praia, sol e natureza.

Pra-todos-verem:O-que-fazer-em-Prado-BA-Barra-do-Cahy
Barra do Cahy – BA

Leia Também:

Sumário do post

  1. Onde fica Prado BA
  2. Melhor época para visitar Prado BA
  3. Como chegar em Prado BA
  4. Principais praias
  5. Praia de Guaratiba
  6. Praia da Barra do Cahy
  7. Praia do Tororão
  8. Praia do Píer – Cumuruxatiba
  9. Praia Japara Grande
  10. Praia Ponta do Corumbau
  11. Praia Novo Prado ou Praia da Paixão
  12. Praia da Areia Preta
  13. O que fazer em Prado BA além das praias
  14. Beco das Garrafas
  15. Mergulho no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  16. Observação de Baleias
  17. Parque Nacional de Monte Pascoal
  18. Passeio de barco em Recife de Guaratiba
  19. Centro histórico de Prado BA

Onde fica Prado BA

Prado BA é uma cidade localizada no extremo sul do estado da Bahia, na Costa das Baleias, na região nordeste do Brasil.

Fica a 792 km de Salvador via BR 101, a 210 km de Porto Seguro e a 435 km de Vitória no Espírito Santo. Tem como vizinhos as cidades de Alcobaça a 21.41 km, Itamaraju a 51,5 km e Caravelas a 50.9 km de distância.

Melhor época para visitar Prado BA

Com certeza a melhor época para conhecer Prado é no verão, quando tem menos possibilidades de chuva, faz calor o ano todo. Para avistar as baleias é de julho a novembro.

Como chegar em Prado BA

É possível chegar em Prado BA por qualquer meio de transporte. A sua escolha depende da sua disponibilidade de tempo e recursos.

De avião

O aeroporto mais próximo de Prado BA é o de Teixeira de Freitas, que fica a cerca de 80 km da cidade. Porém, esse aeroporto tem poucos voos disponíveis e pode ser mais caro.

Uma alternativa é voar até o aeroporto de Porto Seguro, que fica a cerca de 210 km de Prado BA,  tem mais opções de voos e preços melhores. 

De carro

Para quem vem da região sul, a melhor opção é seguir pela BR 10 até Posto da Mata (posto Gentil) e seguir em direção a Caravelas, e depois para Prado.

Para quem vem do Norte, o acesso pela BR-101 até Itamaraju e depois seguir em direção a Prado.

Para quem vem de Minas Gerais, Brasília e Goiás deve passar por Governador Valadares (MG), Teófilo Otoni (MG), Nanuque (MG), até o Posto da Mata (BA).

Na rotatória que corta a BR 101 e BR 418, segue pela BR 101 com destino a Caravelas, Alcobaça e Prado. Eu acho melhor seguir pelo GPS. 

De ônibus 

Se você preferir viajar de ônibus, você pode pegar um ônibus da Viação Águia Branca ou da Gontijo até Prado BA.

A empresa São Geraldo tem ônibus partindo de Belo Horizonte e São Paulo em direção à Prado e de vários destinos em direção à Porto Seguro.

A viação Águia Branca serve a região da Costa das Baleias, tem ônibus partindo de Salvador e Vitória para Prado. 

Pra-todos-verem:o-que-fazer-em-Prado-BA
Prado – BA

O que fazer em Prado BA: principais praias

Prado tem uma das praias mais bonitas e famosas da Costa da Baleia, a melhor característica de Prado é o mar calmo, de águas transparentes e mornas e a simpatia dos moradores.

Prado tem um litoral maior que todo o litoral do Piauí, se você percorrer todo o litoral, você vai encontrar praias lindíssimas, intocadas e desertas.

Praia de Guaratiba – Prado BA

A praia de Guaratiba é uma das mais belas e tranquilas praias de Prado BA. Fica no extremo sul do estado da Bahia, entre Prado e Alcobaça, a cerca de 10 km do centro de Prado.

Em Guaratiba fica o balneário da Praia de Guaratiba, lançado em 1995 por investidores italianos. O balneário tem 3 km de praia com várias paisagens diferentes em condomínio fechado com segurança 24 horas.

Tem lagoas, playground, restaurantes muito chiques com uma gastronomia invejável e pousadas. A praia tem acesso público, você não é obrigado a se hospedar nos condomínios, o acesso é feito por uma estrada de terra.

O mar é raso, mas as ondas e a arrebentação são fortes em alguns trechos, dá até para praticar surf. Na maior parte, o mar tem águas claras e calmas, boas para o banho e praticar de esportes náuticos.

Tem barracas de praia, lagos e uma vegetação de restinga que ajuda a proteger a fauna e a flora da região. A faixa de areia é bem larga, dá para a garotada se divertir bastante.

Em Guaratiba também tem um berçário de tartarugas, um lugar bem protegido com placas indicativas. Tem uma bela pista de caminhada pela maravilhosa paisagem.

Outro atrativo da praia de Guaratiba é o seu encontro do rio com o mar, que forma piscinas naturais na maré baixa. É possível tomar um banho refrescante na água doce ou salgada, ou fazer um passeio de caiaque pelo rio Japara.

Tem algumas mercearias e restaurantes nos condomínios, mas para fazer compras tem que ir ao Centro de Prado que fica a 10 km. Esta maravilha não pode faltar na sua lista do que fazer em Prado BA.

A praia de Guaratiba conta com uma boa infraestrutura de bares e restaurantes, que servem petiscos, bebidas e pratos típicos da culinária baiana, como moquecas e acarajés. Há também opções de hospedagem na praia, como pousadas, hotéis e campings.

Pra-todos-verem:Praia-de-Guaratiba-Prado-BA
Praia de Guaratiba – Prado – BA

Praia da Barra do Cahy – Cumuruxatiba

A Praia da Barra do Cahy é de uma beleza extraordinária, nem a imaginação mais fértil poderia arquitetar uma paisagem deslumbrante como essa.

Fica na cidade de Prado, no distrito de Cumuruxatiba. Na foz do Rio Cahy, formam bancos de areia que se transformam em pequenas praias entre o rio e o oceano.

É toda cercada de natureza preservada, falésias coloridas, durante a semana fica bem vazia, frequentada apenas por pescadores. Acredita-se que o primeiro contato dos portugueses com os índios brasileiros aconteceu na Barra do Cahy.

Os portugueses, no entanto, não desembarcaram na praia por acreditarem não ser segura e seguiram rumo a Porto Seguro, e desembarcaram na Praia Coroa Vermelha em Santa Cruz Cabrália, na Bahia.

Além da beleza, a Barra do Cahy carrega parte da história do Brasil. Do local pode se avistar o Monte Pascoal, marco do descobrimento do Brasil. As poucas construções são casas dos pescadores e fazendas.

Caminhando pela orla você encontra dois restaurantes, o Manzuko Beach Club Barra do Cahy e o restaurante da Glória, mas a gente anda longas distâncias sem encontrar nenhuma estrutura.

Pra-todos-verem:praia-Barra-do-Cahy-Prado-BA
Praia Barra do Cahy – Prado – BA

Praia do Tororão – Cumuruxatiba

A Praia de Tororão é uma das mais belas e tranquilas praias de Prado BA. Ela fica a cerca de 20 km do centro da cidade. O que chama a atenção na Praia de Tororão são as suas falésias multicoloridas que contrastam com o azul do mar. 

O mar tem águas calmas, propícias para o banho e para a prática de esportes náuticos como caiaque e stand up paddle. As falésias formam um cenário impressionante e oferecem uma vista panorâmica da costa.

Outro atrativo da Praia de Tororão são as muitas piscinas naturais que se formam na maré baixa. No canto direito, no alto das falésias tem um restaurante que você pode descer para a praia através dele ou descendo uma escada.

O restaurante tem serviço de praia, com mesas, cadeiras,  guarda-sóis e cobra consumação mínima de R$300,00 em 03/2023. No momento é a única estrutura fixa na Praia do Tororão.

Perto do restaurante tem uma pequena queda d’água onde é possível tomar um banho refrescante de água doce.  Na orla, não tem estrutura, você precisa levar tudo, de vez em quando passa um ambulante.

A Praia do Tororão só oferece estrutura para o turista em altas temporadas. A praia tem uma extensa faixa de areia clara e muitas pedras. Que visual espetacular!

Pra-todos-verem:Praia-do-Tororao-Prado-BA
Praia do Tororão – Prado – BA

Praia do Píer – Cumuruxatiba

Cumuruxatiba é um distrito que pertence à cidade de Prado BA, é uma vila super colorida, com boa estrutura de restaurantes, bares e hotéis e pousadas com preços muito bons.

A placa no restaurante Samburá do Zé diz o seguinte: “Cumuruxatiba, onde o tempo não tem pressa e a preguiça é mais gostosa”, e deve ser mesmo, ninguém aqui se preocupa com as horas.

A praia do Píer fica no centro do distrito de Cumuruxatiba, a praia é linda com natureza preservada, e um ar de vila de pescadores, com vários barquinhos ancorados.

O mar é bastante calmo, quentinho e raso, a faixa de areia clara e batida. É a praia principal de Cumuruxatiba, tem estrutura rústica de bares e restaurantes.

O antigo píer é o cartão postal de Cumuruxatiba, que se incorporou à paisagem do lugar. É nessa praia que ficam os barcos dos pescadores devido a calmaria do mar, e ainda, é na Praia.

Acorde mais cedo e veja o nascer do sol mais bonito do Brasil. Na alta temporada e durante feriados fica sempre cheia.

Recomenda-se para pessoas que preferem praias com quiosques e mais estrutura, onde a maioria dos restaurantes se concentram.

Aproveite para conhecer também as praias do Peixe Pequeno e Peixe Grande, que ficam próximas da Praia do Píer.

As praias do Peixe Pequeno e Peixe são ótimas para banho, a água do mar é quentinha e tranquila. São praias quase desertas, só tem algumas pousadas à beira-mar.

Pra-todos-verem:Praia-do-Pier-Cumuruxatiba-Prado-BA
Praia do Píer – Cumuruxatiba – Prado – BA

Praia Japara Grande 

A Praia Japara Grande é uma das praias mais belas e tranquilas e desertas da região. Fica entre Prado e Cumuruxatiba.

O acesso até ela é um pouco difícil, feito por uma estrada de terra, porém vale muito a pena colocar no seu roteiro sobre o que fazer em Prado BA.

O rio Japara Grande dá nome ao local. A paisagem é surpreendente com falésias coloridas, piscinas naturais e manguezais, fazem parte da paisagem, que se completa com um mar esverdeado.

Outro atrativo da Praia Japara Grande é o seu encontro do rio com o mar, que forma piscinas naturais na maré baixa. As falésias são impressionantes, tem vários tons de branco, bege, rosa, vermelho e ocre.

Não tem infraestrutura, tem um único restaurante, que fica em cima das falésias, onde você paga apenas o que consumir ou pode alugar uma tenda na praia que custa em torno de 100 reais fora o consumo.

As tendas são bem rústicas, feitas com 4 varas fincadas na areia e uma lona por cima. O restaurante cobra R$20,00 de estacionamento.

Tem um riozinho de água morna, excelente para crianças. Da falésia até o mar dá uma boa caminhada, tem que descer o morro, atravessar um rio, subir uma duna e descer até o mar.

O mar é agitado, mas na maré baixa é propício para banho e o visual é deslumbrante. Dá caminhar até a foz do rio que é muito bonito.

A praia é cortada pelo Rio Japara Grande, que surge do manguezal da região. É um ótimo lugar para quem gosta de acampar.

Pra-todos-verem:Praia-Japara-Grande-Cumuruxatiba-Prado-BA
Praia Japara Grande – Cumuruxatiba – Prado – BA

Praia Ponta do Corumbau

Uma das mais belas praias de Prado e do Brasil!  litoral sul da Bahia, a belíssima Ponta do Corumbau tem um mar de águas calmas, mornas, de cor azul a sumir de vista.

Cercado de natureza preservada de beleza inigualável e encontro do rio Corumbau com o mar compõe o cenário cinematográfico, único no litoral baiano.

O belo pontal de um lado oferece banho de mar e só atravessar e nadar no rio. Fica a cerca de 90 km do centro de Prado, 57 km de Cumuruxatiba, a 223 km de Porto Seguro, e a 12 km de Caraíva, que já pertence a Porto Seguro.

Para vir de Caraíva, o caminho é pela areia, pode ser feito a pé ou de buggy. Em Prado BA você pode contratar um passeio de barco até Corumbau.

Apesar da distância, a vila pertence à cidade de Prado. O acesso um pouco mais difícil contribui para manter as características de uma tranquila vila de pescadores.

Mas não imagine que seja um lugar sem conforto, Corumbau tem belas pousadas, bares e restaurantes que servem os mais deliciosos pratos de frutos do mar com ingredientes diretos da fonte.

Sem sombra de dúvida este paraíso tem que constar na sua lista do que fazer em Prado BA. Passe pelo menos 1 dia e 1 noite em Corumbau, de dia você vai aproveitar as maravilhas da natureza e à noite poderá contemplar um céu magnificamente estrelado.

Pra-todos-verem:Praia-Ponta-do-Corumbau-Prado-BA
Praia-Ponta-do-Corumbau-Prado-BA

Praia Novo Prado ou Praia da Paixão

A Praia da Paixão é realmente apaixonante, mar calmo, ideal para quem está com crianças.  Cercado de falésias multicoloridas e um límpido riacho correndo paralelo ao mar e que deságua no oceano logo à frente.

O banco de areia entre eles forma uma praia, de água doce e outra de água salgada, onde tem uma estrutura bem rústica com mesas, cadeira e cobertura de palha.

Esse conjunto  proporciona uma vista incomparável. A faixa de areia batida é bem extensa, num trecho tem algumas construções e estrutura com restaurante e barracas de palha.

Em outros trechos é totalmente deserto, na maré alta tem boas ondas para surf e na maré baixa formam-se inúmeras piscinas naturais entre as pedras.

O mar não tem aquela cor de azul intenso ou verde esmeralda, o tom da água está mais para caramelo, mas é limpa e quentinha.

O acesso é por estrada de chão razoável, a 10 km do centro de Prado. A praia tem barracas que vendem petiscos e bebidas.

Se você procura o que fazer em Prado BA longe do tumulto esta é a melhor praia da região. Fomos em baixa temporada,  a praia estava bem vazia, queríamos que as férias fossem para as crianças se divertirem sem preocupação de mar agitado e praia lotada.

A alimentação nós levamos lanche e almoçamos na cidade, consumimos no local apenas bebidas. Vale muito a pena conhecer mais essa joia do litoral sul da Bahia!

Pra-todos-verem:Praia-da-Paixao-Prado-BA
Praia da Paixão – Prado – BA

Praia da Areia Preta

A Praia da Areia Preta em Cumuruxatiba sempre está no roteiro de quem busca o que fazer em Cumuruxatiba. Fica a 5 km do centro do vilarejo de Cumuruxatiba.

O local é um belo cartão postal da vila com paisagens maravilhosas contrastando com o mar. As maravilhosas falésias coloridas,  dão um visual ainda mais rústico e especial ao lugar.

E de cima, a vista é privilegiada. A Praia da Areia Preta com falésias de até 30 metros de altura, costuma receber um bom número de visitantes, que encontram na praia um bom lugar para relaxar.

Com uma boa faixa de areia preta, o mar é tranquilo e de águas claras, com a presença de algumas pedras na água e na areia. É uma boa opção para passar um dia agradável na praia, seja descansando ou mergulhando.

Entretanto, nesta praia não existe nenhuma estrutura de barracas ou abrigos, portanto traga alimentos, água e o que mais precisar.

A Praia da Areia Preta é formada por areia monazítica que é um tipo de areia que possui uma concentração natural de minerais pesados.

Acredita-se que a areia é medicinal e ajuda a fortalecer os ossos e a curar doenças, excelente para o tratamento de artrite e reumatismo.

Visite durante a maré baixa, assim também facilita seu acesso por uma caminhada saindo da praia da represa 3 km ou outro acesso é por trilhas que descem as falésias no meio da mata nativa.

A praia não tem barracas, porém é muito atraente e paradisíaca que vale muito apena conhecer. Porém tem um ótimo hotel, o Hotel Pousada Areia Preta e o excelente restaurante Catamarã. 

Pra-todos-verem:Praia-da-Areia-Preta-Prado-BA
Praia da Areia Preta – Prado – BA

O que fazer em Prado BA além das praias

Além das maravilhosas praias em Prado há outras atrações e passeios inesquecíveis de barco e buggy. Veja o que selecionamos de melhor pra você.

Beco das Garrafas

É o beco mais charmoso do Brasil! Bonito calçadão com muitas variedades de comércio, artesanato e alimentação.

Vários quarteirões fechados para os visitantes e locais escolherem o melhor da gastronomia baiana. São vários restaurantes, bares e lanchonetes com música ambiente. 

Pra-todos-verem:Beco-das-Garrafas-Prado-BA
Beco das Garrafas – Prado – BA

Mergulho no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

Conhecer o parque é o sonho de consumo de muitos turistas O Arquipélago dos Abrolhos, fica a 70 km da cidade de Caravelas, É formado por cinco ilhas vulcânicas:

  • Ilha Siriba
  • Ilha Redonda
  • Ilha Sueste
  • Ilha Guarita
  • Ilha Santa Bárbara

Das cinco Ilhas apenas três são abertas à visitação pública, a ilha Siriba, a Ilha Redonda e a Ilha de Santa Bárbara, o desembarque somente é permitido na Ilha Siriba.

A Ilha de Santa Bárbara é a única habitada. A sensação do passeio é o mergulho para conhecer a biodiversidade única do planeta.

O fundo do mar de Abrolhos é tão lindo que parece um planeta à parte! É o berçário de várias aves marinhas, e o local preferido das baleias Jubarte para procriação e amamentação dos filhotes.

A ilha de Santa Bárbara é um dos principais pontos de mergulho do Parque, para a observação de badejos e budiões que já se acostumaram com a presença humana e chegam bem perto dos mergulhadores.

A melhor época para mergulhar vai de dezembro a fevereiro, que é quando o mar está super transparente. Uma das maiores atrações de Abrolhos é a época das baleias, que vai de julho a novembro.

Em qualquer cidade da Costa das Baleias, Prado, Caravelas, Teixeira de Freitas, Itamaraju, Mucuri, Alcobaça e Nova Viçosa e até de Porto Seguro, você pode contratar passeios de barco autorizados para Abrolhos.

Você pode fazer um passeio bate- volta ou com pernoite de 2 a 4 dias. Este passeio proporciona renda e empregos para os municípios.

Se você puder fazer apenas um Passeio em Prado, que seja este, vale pela viagem inteira. Se você quer saber mais sobre o passeio para o Parque Nacional Marinho de Abrolhos e observação das baleias, acesse o site https://www.abrolhos.net/abrolhos/parque.htm 

Pra-todos-verem:Parque-Nacional-Marinho-dos-Abrolhos-BA
Parque Nacional Marinho dos Abrolhos – BA

Observação de Baleias (whale watching)

A melhor época para avistar baleias jubarte em Prado BA é de julho a novembro, quando esses animais maravilhosos migram das águas geladas da Antártica para as águas quentes do litoral baiano.

As baleias vão em busca de lugares tranquilos para reprodução e amamentação dos filhotes. Nesse período, é possível observar as baleias jubarte realizando saltos, batidas de cauda e outras acrobacias, que encantam os visitantes.

O passeio dura em média seis horas e inclui paradas para mergulho e contemplação da vida marinha e das ilhas que compõem o arquipélago do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.

É recomendável reservar o passeio com antecedência, pois há um limite de embarcações por dia, e seguir as orientações dos guias e dos órgãos ambientais, para garantir a segurança e a preservação das baleias jubarte e do ecossistema local.

Avistar as baleias jubarte em Prado BA é uma experiência única e emocionante, que vale a pena ser vivida, dá até para ouvir os sons das baleias. 

Pra-todos-verem:Observacao-de-Baleias-Abrolhos-BA
Observação de Baleias – Abrolhos – BA

Parque Nacional de Monte Pascoal

O Monte Pascoal é um pequeno monte situado a 60 km de Porto Seguro, perto da cidade de Itamaraju. Foi o primeiro ponto a ser avistado pelos portugueses ao desembarcarem no Brasil em 22 de abril de 1500.

Tem 536 metros de altura, coberto de Mata Atlântica e abriga vários animais em risco de extinção. Pode ser acessado pela BR 101 até o km 796 e depois mais 14 km até a entrada do parque.

É bom ir com guia para fazer as trilhas, mas também pode percorrer sozinho. 

Passeio de barco em Recife de Guaratiba

A escuma  parte do atracadouro no final da rua do Beco das Garrafas. Após a travessia de aproximadamente 1 km pelo Rio Jucuruçu a embarcação entra em mar aberto rumo ao Recife de Guaratiba.

O horário de partida varia de acordo com a tábua de marés. Depois de uma hora navegando no oceano a gente avista o Recife de Guaratiba que ficam acessíveis com a maré baixa nas luas nova e cheia.

A escuma ancora a poucos metros do recife para mergulho, você é recepcionado por um batalhão de  peixes que parece que já estão à espera dos visitantes.

Com sorte você pode encontrar tartarugas e arraias e na época certa, de julho a novembro, pode avistar também baleias jubarte.

É imprescindível andar calçado, os corais machucam os pés. A sensação de nadar no fundo do oceano azul, é inexplicável! Lindo demais!

Pra-todos-verem:Recife-de-Guaratiba-Prado-BA
Passeio de barco em Recife de Guaratiba

Centro histórico de Prado BA

Prado BA possui um rico patrimônio cultural. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação, fundada no século XVIII, que possui um belo altar-mor e uma imagem da padroeira da cidade .

A história de Prado BA começa em 1500, quando a frota de Pedro Álvares Cabral ancorou na Praia da Barra do Cahy, sendo o primeiro ponto de contato entre os portugueses e os índios que habitavam a região.

Em 1755, a aldeia indígena de Jucuruçu foi elevada à categoria de vila, recebendo o nome de Prado. Em 1795, foi criada a freguesia de Nossa Senhora da Purificação do Prado, que hoje é a paróquia da cidade.

O Centro Histórico, que conserva casarões antigos, ruas de pedra e ateliês de artesanato.

Pras-todos-verem:Igreja-Nossa-Senhora-da-Purificacao-Prado-BA
Igreja Nossa Senhora da Purificação – Prado – BA

Agora que você já sabe o que fazer em Prado BA, não adie mais esta maravilhosa viagem e conheça mais essa maravilha do litoral sul da Bahia.

Temos certeza de que você e sua família vão adorar. Se você já conhece Prado e mais alguma atração, compartilhe nos comentários que também queremos conhecer.

Veja outros assuntos que podem ser do seu interesse:

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *