Pular para o conteúdo

O que fazer em João Pessoa: roteiro com as melhores praias, pontos turísticos, atrações e gastronomia

Saiba o que fazer em João Pessoa, capital do estado da Paraíba, que fica na região Nordeste do Brasil. Conheça suas maiores atrações, lugares que você nem supunha que existisse neste litoral magnífico.

É uma das cidades brasileiras mais antigas, data de 1585, e acredite, nada do que é dito sobre as belezas de João Pessoa, é exagero.

Quem já conhece os principais pontos turísticos de João Pessoa costuma dizer que esse é um dos melhores lugares, em todo o Brasil, para viajar. Afinal, a capital da Paraíba é um local onde você encontra de tudo.

Desde as atrações urbanas, a culinária nordestina única de seus restaurantes e ruas, e claro, as praias e outros paraísos de beleza natural. Fazer a viagem e conhecer os principais pontos turísticos de João Pessoa, é obter uma inesquecível experiências da vida.

Além das melhores praias do país, a cidade conta com reservas naturais, cachoeiras e trilhas, a maior parte da cidade de João Pessoa é de área verde, florestas e parques, motivo de orgulho para a cidade.

O lado natural é contraposto pela vida urbana intensa e moderna. Tudo isso torna João Pessoa um dos destinos turísticos mais procurados por brasileiros e turistas do mundo inteiro.

Leia também:

Pra-todos-verem:O-que-fazer-em-Joao-Pessoa-PA
João Pessoa – PB

O que fazer em João Pessoa: Conheça os principais pontos turísticos

Confira a seguir as informações para um roteiro de viagem completo, com descrição das melhores praias, paisagens belíssimas, piscinas naturais, praias paradisíacas, restaurantes e atrações noturnas. Veja como chegar e quais são as melhores épocas do ano para visitar João Pessoa.

Neste post você verá:

  1. Como chegar
  2. Quando visitar João Pessoa
  3. Onde ficar em João Pessoa
  4. Melhores praias de João Pessoa
  5. Praia de Tambaú
  6. Praia do Bessa
  7. Praia do Cabo Branco
  8. Praia de Manaíra
  9. Praia da Penha
  10. Praia da Ponta do Seixas
  11. Praias da região metropolitana de João Pessoa
  12. Praia de Tambaba – Conde
  13. Praia do Coqueirinho – Conde
  14. Praia da Areia Vermelha – Cabedelo
  15. Praia do Jacaré – Cabedelo
  16. Praia de Carapibus – Conde
  17. Praia Bela – Pitimbu
  18. Praia de Intermares – Cabedelo
  19. Outros pontos turísticos de João Pessoa
  20. Pontos turísticos de João Pessoa – Parques
  21. Onde comer
  22. O que fazer a noite

João Pessoa – Como chegar

Existem diversas maneiras de chegar até os principais pontos turísticos de João Pessoa. Para chegar até a cidade, você pode ir de avião, carro ou ônibus.

De avião

O aeroporto mais próximo é Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, localizado no município de Santa Rita. Fica a 7,5 quilômetros de João Pessoa. Você pode comprar suas passagens aéreas pelo Booking.

Mas não é difícil se deslocar do aeroporto. Lá passam ônibus que podem deixar você bem perto do seu hotel. Também existe a alternativa de aluguel de carro, carros por aplicativo ou táxis. 

De carro

O acesso é pela BR 101. Compensa mais para quem está fazendo turismo ou mora em regiões nordestinas mais próximas como Recife que fica a cerca 120 km ou Natal que fica a cerca de 180 km de distância.

Durante a viagem, você poderá curtir as paisagens ao longo do trajeto. Se precisar alugue um carro no Booking.

De ônibus

Se você optar pelo ônibus, todas as grandes capitais brasileiras têm ônibus para João Pessoa e a rodoviária de João Pessoa possui linhas para todas as grandes capitais e para as maiores cidades do Nordeste.

Quando visitar João Pessoa

A melhor época para aproveitar o verão e o que há de melhor dos principais pontos turísticos de João Pessoa é de setembro a março, nestes meses chove pouco ou nada no Nordeste.

A temperatura não é problema em época alguma, faz calor o ano inteiro. O grande contra em relação a essa época é o preço. É a alta temporada, portanto a viagem é mais cara.

Os meses de dezembro, janeiro e julho são de alta temporada em João Pessoa e tudo fica mais caro, ainda assim é um dos lugares mais baratos para viajar no Nordeste.

Pra-todos-verem:Joao-Pessoa-PB
João Pessoa – PA

Onde ficar em João Pessoa

Além de belas praias e exuberantes paisagens, João Pessoa também oferece ótimas opções de hotéis e pousadas.

Consulte Hotéis em João Pessoa se deseja uma hospedagem mais sofisticada, ou Pousadas em João Pessoa para uma hospedagem mais familiar.

Melhores praias de João Pessoa

Quando se pensa no Nordeste, a primeira ideia que nos vem à cabeça, são as maravilhosas praias, mar de água morna, piscinas naturais e os extensos coqueirais.

Tudo isso e muito mais você vai encontrar nas maravilhosas praias de João Pessoa. Se você deseja aproveitar as piscinas naturais, consulte a tábua das marés para João Pessoa.

Praia de Tambaú

Se você busca uma praia paradisíaca, mas que também oferece conforto, esse lugar é Tambaú. É uma praia urbana, tem cerca de 8 km de extensão de areia firme e fininha.

O mar é calmo,  de águas mornas em tons de verde com misto de azul. É a praia mais movimentada de João Pessoa. Tem excelente estrutura de bares, restaurantes, hotéis e pousadas.

Por toda a orla você vai encontrar muitas barracas animadas, com muita música, bebidas e petiscos. De manhãzinha e à tarde, muitos turistas e moradores já ocupam o calçadão para fazer agradáveis caminhadas.

Também no calçadão ficam os quiosques, na areia ficam barracas e ambulantes. É especial para a prática de esportes aquáticos e muito tranquila para frequentar com crianças.

Em frente à praia, a alguns metros mar adentro ficam as piscinas naturais de Picãozinho, que se formam na maré baixa, um dos principais pontos turísticos de João Pessoa.

A praia de Tambaú é o ponto de partida para esta atração. São maravilhosas para mergulhar com snorkel e se divertir com os peixinhos coloridos.

Perto da orla fica o Mercado de Artesanato Paraibano. É muito interessante,  tem dezenas de lojas de artesanatos regionais como roupas, chapéus sertanejos de couro e rendas artesanais exclusivas da Paraíba, os preços são os melhores que já vi no Nordeste. 

Pra-todos-verem:Praia-de-Tambau-Joao-Pessoa-PB
Praia de Tambaú – João Pessoa – PB

Praia do Bessa

Tem cerca de 6 km de extensão de areia branquinha, mar calmo, de águas cristalinas, agraciado com muitas áreas de recifes de corais, também é conhecida como Caribessa, comparada com as paisagens do Caribe.

Os recifes de corais da Praia do Bessa são um dos principais pontos turísticos de João Pessoa. Ficam a poucos metros da praia, exibem uma fauna marinha riquíssima, podendo ser avistados cavalos marinhos e tartarugas, um programão para fazer com as crianças.

Sua orla tem excelente infraestrutura de bares, restaurantes, comércios e hospedagens. Ainda tem a vantagem de oferecer preços muito mais acessíveis, tanto em alimentação, serviços de praia e hospedagens.

O acesso é fácil, partindo do Centro de João Pessoa pela Avenida Gal Aurélio de Lyra Tavares e pela BR-230. Também é bem servida de linhas de ônibus.

Pelo aplicativo Moovit você localiza todas as linhas, pontos de ônibus e horários. É uma praia excelente para a prática de esportes náuticos, bater uma bolinha na areia e frequentar com a família.

Pra-todos-verem:Praia-do-Bessa-PB
Praia do Bessa – João Pessoa – PB

Praia do Cabo Branco

A praia do Cabo Branco fica ao lado da praia de Tambaú, no bairro de mesmo nome. É uma praia extensa, urbana, porém limpa, segura e própria para banho.

O mar pode estar calmo ou agitado calmo, dependendo da ação dos ventos, com água morna, a praia é cercada de coqueiros e maravilhosas falésias de até 40 metros de altura.

A paisagem que você vê hoje, pode não ser a mesma de amanhã, devido a ação da natureza que age nas falésias e modificam o cenário.

Tem boa estrutura com bares, restaurantes, muitas barracas de comidas e bebidas, hotéis e pousadas de diferentes categorias. Na orla tem um maravilhoso calçadão com ciclovia, quiosques e bares.

Também conta com a presença de ambulantes muito gentis, que oferecem vários tipos de comidas típicas como caldinhos, camarão, ostras e muitas outras opções com preço muito bom. Você também pode alugar cadeiras e guarda-sóis por R$15,00/dia em 2022.

A praia do Cabo Branco tem a parte mais animada que fica próxima da praia de Tambaú, com faixa de areia mais larga, mais quiosques, restaurantes e hospedagens.

Do outro lado, mais perto do farol, é bem mais tranquila e a faixa de areia é mais estreita. Tem uma ciclovia que circula toda a orla, uma maravilha para um passeio de bike.

Há disponibilidade de cadeiras e guarda-sóis para aluguel e em alguns dos quiosques têm chuveiros disponíveis para os banhistas.

Praia-do-Cabo-Branco-Joao-Pessoa-PB
Praia de Cabo Branco – João Pessoa – PB

Praia de Manaíra

O bairro de Manaíra, onde fica a praia de Manaíra, é bem estruturado, com tudo que uma boa cidade tem, inclusive shoppings, já a praia, nem tanto.

O calçadão é bem largo, muito bom para caminhadas e passeios de bike, a faixa de areia é estreita, na maré alta chega à calçada. É uma praia urbana muito conhecida, ao lado da praia de Tambaú, ao norte de João Pessoa.

Não tem quiosques na beira da praia, a não ser ambulantes, se quiser almoçar precisa atravessar o calçadão e a avenida para encontrar restaurantes, bares e banheiros.

O mar fica cheio de barcos de passeios e de pesca. Na maré baixa é bem tranquilo, mas na maré alta, é aconselhável não se arriscar.

Alguns trechos são impróprios para banho. Boa para hospedar, na orla tem muitos hotéis e pousadas, muitos com diárias com preços relativamente baixos, fora de temporadas. 

Pra-todos-verem:Praia-de-Manaira-Joao-Pessoa-PB
Praia de Manaíra – João Pessoa – PB

Praia da Penha

A praia mais fervorosa de João Pessoa. Ao norte limita-se com o rio Cabedelo e ao sul com o riacho Jacaré. É onde fica a Capela de Nossa Senhora da Penha que guarda o maior acervo de objetos deixados por romeiros.

Um dos mais importantes pontos turísticos de João Pessoa, principalmente para os romeiros. O auge da visitação se dá na comemoração tradicional da padroeira do lugar, a Virgem da Penha.

É um dos maiores eventos religiosos da Paraíba. A construção da capela data de 1763. A área é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba.

Há mais de 250 anos, no último sábado do mês de novembro, os fiéis celebram a data com uma procissão pelas ruas de João Pessoa.

A Praia da Penha tem uma boa faixa de areia, é uma praia tranquila, segura, sem muita abordagem de ambulantes, o mar é esplêndido, dependendo da hora, um pouco agitado, as águas cristalinas são excelentes para banho e prática de esportes aquáticos como kitesurf e Jet Ski.

Fica um pouco afastada do centro de João Pessoa, depois da praia do Seixas. Da praia é possível observar a mata nativa preservada e extensos coqueirais.

Mas provavelmente o que você mais vai gostar, são as piscinas naturais da Praia da Penha, um maravilhoso passeio de barco pra fazer na maré baixa.

Tem outra atração que merece a sua visita, o mercado de artesanato das sereias, são vendidas peças artesanais feitas com escamas de peixe, não tem como não levar uma peça de um artesanato tão diferente.

Pra-todos-verem:Escadaria-da-praia-da-Penha-Joao-Pessoa-PB
Escadaria da Praia da Penha – João Pessoa – PB

Praia da Ponta do Seixas e piscinas naturais do Seixas

A praia é urbana, pequena, mas é muito bonita e de fácil acesso. Fica entre as praias da Penha e do Cabo Branco. Considerado um dos pontos turísticos de João Pessoa mais interessantes.

Tem boa estrutura de restaurantes especializados em peixes frescos e frutos do mar. A água do mar varia em tons de azul e verde, mar é calmo, água morna, na maré baixa forma mais de 20 piscinas naturais.

Excelente para passeio com as crianças, as piscinas são bem rasas. As embarcações saem da praia de Tambaú. É imprescindível respeitar a tábua da maré.

As piscinas naturais do Seixas e as piscinas naturais de Picãozinho são idênticas, se tiver tempo vale a pena conhecer todas elas. Para ir às piscinas naturais, vá calçado com tênis ou sapatilhas, os corais machucam os pés.

Na alta temporada e finais de semana, o local fica superlotado, mais parece um formigueiro, muito barulho e congestionamento de embarcações.

Para aproveitar bem o passeio, dê preferência para a baixa temporada e dias de semana, mas não deixe de fora da sua lista sobre o que fazer em João Pessoa.             

Pra-todos-verem:Praia-Ponta-do-Seixas-Joao-Pessoa-PB
Praia Ponta do Seixas – João Pessoa – PB

Melhores praias da região metropolitana de João Pessoa

Além das praias maravilhosas da cidade, tem outras praias igualmente bonitas na sua região metropolitana, um excelente programa para incluir no seu roteiro sobre o que fazer em João Pessoa.

Se você estiver de carro, basta seguir as sinalizações das vias, se vai passear de ônibus instale o aplicativo Moovit que vai te mostrar todas as linhas, pontos de ônibus e horários. Trafegar pelo litoral paraibano é muito fácil.

Praia de Tambaba – Conde

A praia de Tambaba fica no município de Conde. É de uma beleza extraordinária. O mar cristalino, muitas falésias, coqueiros, faixa de areia estreita com muitas rochas, com piscinas naturais na maré baixa e um excêntrico coqueirinho que nasceu em cima da rocha.

É uma área de proteção ambiental. A praia de Tambaba não é só bonita, é polêmica também, por ser uma praia naturista, a 1º legalizada no Brasil, desde 1991.

É dividida em duas partes, uma naturista e outra normal, a privacidade é total, quem está numa praia não vê quem está na outra parte. Ambas tem estrutura para alimentação. Para frequentar a parte naturista existem regras a serem cumpridas:

  • É obrigatório ficar sem roupas
  • Proibido a entrada de homens desacompanhados sem passaporte nudista
  • Proibido a prática de atos sexuais;
  • Não é permitido fazer fotos e vídeos de outras pessoas sem consentimento
  • Proibido portar ou usar drogas

Você pode chegar à praia de Tambaba num passeio de Buggy pelo litoral, mas se desejar permanecer é melhor alugar um carro. Tem estacionamento público gratuito e pago também. Esta é uma atração que nenhum turista esquece de visitar.

Pra-todos-verem:Praia-de-Tambaba-Conde -Joao-Pessoa-PB
Praia de Tambaba – Conde – João Pessoa – PB

Praia do Coqueirinho – Conde

Fica no município de Conde, vizinho de João Pessoa. A praia de Coqueirinho da Paraíba consta na lista das praias mais bonitas do Brasil e não vai ficar de fora do seu roteiro de viagem.

Realmente merece o status, a praia é espetacular, areia branquinha, cercada de coqueiros, cânions e falésias. Melhor aproveitável na maré baixa, se a maré tiver alta, mantenha distância do mar.

Na maré baixa a barreira rochosa forma uma maravilhosa piscina natural. Ótima para crianças. Tem quiosques e barracas próximos da praia.

O melhor lado é o esquerdo, onde ficam os bugueiros, é uma enseada, com poucas pedras algas.

Pra-todos-verem:Praia-do-Coqueirinho-Conde-PB
Praia do Coqueirinho – Conde – PB

Praia da Areia Vermelha – Cabedelo

O parque da Areia Vermelha fica na cidade de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa. Localizada a 15 minutos da praia do Poço.

É uma atração que só aparece na maré baixa, quando surge um grande banco de areia de cor avermelhada, e corais, formando uma ilha.

Aí a paisagem se transforma num dos principais pontos turísticos de João Pessoa, com lindas piscinas naturais, cheia de peixinhos ornamentais.

Para chegar é fácil, entre na BR na cidade, pegue o acesso para as praias de Camboinha até o ponto de partida das embarcações.

Fora de temporada é um passeio bem tranquilo, em alta temporada fica lotada, tem até congestionamento de barcos e Jet skis. Um excelente passeio para fazer com a família.

Pra-todos-verem:Praia-da-Areia-Vermelha-Cabedelo-PB
Praia da Areia Vermelha – Cabedelo – PB

Praia do Jacaré – Cabedelo

A praia do Jacaré é um dos destinos mais procurados por quem visita a Paraíba, especialmente por causa do seu espetacular pôr do sol mais bonito da Paraíba, ao som do saxofone.

Localizada na cidade de Cabedelo, a cerca de 14 km de João Pessoa, a praia do Jacaré é banhada pelo Rio Paraíba, que forma uma paisagem de tirar o fôlego com suas águas calmas e verdes.

O principal atrativo da praia do Jacaré é o show do Jurandy do Sax, um músico que toca o bolero de Ravel em cima de uma canoa, enquanto o sol se põe no horizonte.

O show acontece todos os dias, por volta das 16h, você pode assistir em um dos catamarãs que saem da orla da praia, dos bares ou restaurantes que oferecem vista para o rio, ou pela grade de segurança que separa a calçada da água.

Além do show do Jurandy do Sax, a praia do Jacaré também oferece outras atrações para os visitantes, como uma feira de artesanato e um passeio de trem que percorre a história e a cultura de Cabedelo.

Faça uma visita ao Forte de Santa Catarina, uma construção do século XVI que serviu para proteger a cidade dos invasores holandeses.

A praia do Jacaré é um lugar que encanta pela sua simplicidade e magia, e que merece ser conhecido por quem passa pela Paraíba.

Pra-todos-verem:Praia-do-Jacare-Cabedelo-PA
Praia do Jacaré – Cabedelo – PA

Praia de Carapibus – Conde

Se você gosta de conhecer praias quase desertas, deve incluir esta praia no seu programa de viagem a João Pessoa.

Fica a cerca de 20 km de distância do centro de João Pessoa, é maravilhosa, com acesso em estrada de terra, muito íngreme.

Tem pouca estrutura, mas tem quiosque que servem porções, bebidas geladas e alugam mesas, cadeiras, e guarda-sóis. A faixa de areia é bem ampla, com muitas pedras.

O encontro do rio com o mar e as piscinas naturais que se formam na maré baixa e os grandes paredões, são o diferencial da paisagem.

Tem muitos casarões em torno, de vez em quando passa um ambulante vendendo sorvetes e bebidas. Vale a pena conferir, o mar é tranquilo, dá para tomar banho e apesar de deserta fica bem cheia.           

Pra-todos-verem:Praia-de-Carapibus-Conde-PA
Praia de Carapibus – Conde – PB

Praia Bela – Pitimbu

A Praia Bela fica no município de Pitimbu, na região metropolitana de João Pessoa, a cerca de 45 km de distância do centro. É onde o Rio Maracatu desemboca no mar.

Do alto do mirante a gente tem a visão da paisagem de beleza infinita, que parece que continua depois da linha do horizonte. A gente tem o privilégio de usufruir de duas praias, uma de água doce e uma de água salgada.

Como o mar é bravo, a maioria dos banhistas preferem o banho de rio. Tem uma boa estrutura de barracas que oferecem além de comida e bebida, aluguel de caiaques, descida de tirolesa e  pedalinhos e passeios de quadriciclo, pagos à parte.

Duchas, banheiros, mesas com cadeiras e redes são oferecidos gratuitamente. O ponto de partida é o centro de João Pessoa pela PB 008.

Pra-todos-verem:Praia-Bela-Pitimbu-PB
Praia Bela – Pitimbu – PB

Praia de Intermares – Cabedelo

É uma praia maravilhosa, calma boa para todas as idades. Fica em área de preservação ambiental e desova de tartarugas de pente, protegidas pelo Projeto Tartarugas Urbanas.

O mar tem ondas fortes, boas para a prática de surf e kitesurf, inclusive você pode alugar os equipamentos no local. Um cenário desse jamais passa despercebido num roteiro sobre o que fazer em João Pessoa.

A nossa recomendação é que tome cuidado com a segurança, não carregue objetos de valor e não transite sozinho por lugares ermos.

Na Paraíba as praias são bem seguras, esta é uma recomendação é válida para qualquer lugar turístico, mas principalmente em praias.

Pra-todos-verem:Praia-de-Intermares-Cabedelo-PB
Praia de Intermares – Cabedelo – PB

Outros pontos turísticos de João Pessoa

João Pessoa é uma cidade cheia de grandes atrações turísticas, desde praias paradisíacas, piscinas naturais, parques ecológicos, pontos históricos e centros culturais. Veja algumas atrações que separamos pra você:

Igrejas históricas

Catedral Basílica, a Igreja de Nossa Senhora das Neves, construída em 1586, é uma das primeiras igrejas construídas na Paraíba  do estado. Data de 1586.

  • Igreja da Misericórdia. Data de 1612.
  • Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba.
  • Igreja de São Frei Pedro Gonçalves. data de 1843.

Centro Histórico

O Centro Histórico é um dos importantes pontos turísticos de João Pessoa pelo seu grande acervo e construções históricas como Centro Cultural São Francisco, construído no século XVI, pouco depois da fundação da cidade.

Este centro conta com uma grande variedade de artes sacras e locais antigos de culto católico, como a Igreja de São Francisco. Visite também o Convento de Santo Antônio, a Capela Dourada e o Museu de Arte Sacra.

As visitas guiadas pelo complexo incrementam a experiência de conhecer um pouco da história da Paraíba e do Brasil. Aproveite para conhecer a sede dos Três Poderes, na Praça Presidente João Pessoa.

Pra-todos-verem:Centro-Historico-de-Joao-Pessoa-PB
Centro Histórico – João Pessoa – PB

Estação Cabo Branco

E que tal visitar uma das obras do grande Oscar Niemeyer? A Estação Cabo Brando, conhecida como Estação Ciência, fica no bairro Altiplano em João Pessoa.

Além de ser um espetáculo de arquitetura, a estação abriga exposições de arte e ciências e também de uma conhecida feira de artesanato, que mostra o talento de jovens artistas paraibanos.

Tem anfiteatro para shows ao ar livre, loja de souvenires, restaurante e café. Ao redor do local há um chão gramado e você pode passar uma tarde inteira e até mesmo fazer um piquenique com família e amigos.

Pra-todos-verem:Estacao-Cabo-Branco-Joao-Pessoa-PB
Estação Cabo Branco – João Pessoa – PB

Farol do Cabo Branco

Este farol já foi considerado o ponto oriental máximo do continente americano. Embora a classificação tenha mudado, este monumento continuou a ser um dos principais pontos turísticos de João Pessoa.

É um lugar de clima ameno e ao mesmo tempo ensolarado, além de possuir um mirante com vista maravilhosa da cidade. É ótimo para tirar fotos.

Pra-todos-verem:Farol-do-Cabo-Branco-Joao-Pessoa-PB
Farol do Cabo Branco – João Pessoa – PB

Casarão dos Azulejos

O Nordeste é uma região conhecida pelas artes em azulejos, e com certeza um dos principais pontos turísticos de João Pessoa não fica atrás.

Com azulejos importados de Lisboa para a Paraíba, o Casarão é um dos mais belos e mais famosos edifícios da região.

Pontos turísticos de João Pessoa – Parques

O que torna João Pessoa um lugar tão especial é a diversidade de atrações e a grande extensão de mata preservada em mais de 60 % do seu território.

Além dos centros histórico-culturais, das praias belíssimas, ainda existem os parques, cuja beleza natural é incomparável. Conheça os melhores!

Parque Sólon de Lucena

Também chamado de Parque da Lagoa, fica bem no centro de João Pessoa. Este lugar é perfeito para caminhadas, passeios de bicicleta (possui ciclovias) e ainda possui espaço para a prática do slackline e uma parede para escalada.

Um ótimo passeio para o final da tarde com as crianças, no parque tem muitos brinquedos para a garotada. Tudo num ambiente muito arborizado, com 14 quiosques à disposição.

Pra-todos-verem:Parque-Solon-de-Lucena-Joao-Pessoa-PB
Parque Solon de Lucena – João Pessoa – PB

Jardim Botânico Benjamim Maranhão

O Jardim Botânico Benjamim Maranhão é uma unidade de Conservação de Proteção Integral, considerada como refúgio de vida silvestre. Tem 343 hectares, 12 trilhas, nem todas disponíveis ao público.

Para quem gosta de contato com a natureza, este passeio é super interessante. Muito bom para passear com as  crianças. É de fácil acesso e seguro.

As trilhas devem ser feitas com guias, vestindo calça comprida e calçado fechado. Ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a flora da Mata Atlântica.

As atividades são gratuitas e precisam ser agendadas pelos telefones  83 3218 7880 ou 83 3218 7881. 

Endereço: Av. Dom Pedro II, s/n – Mata do Buraquinho. Horário: De terça à sábado, das 8h às 16h30. Informações extraídas do site https://turismo.joaopessoa.pb.gov.br/

Pra-todos-verem:Jardim-Botanico-Benjamim-Maranhao-Joao-Pessoa-PB
Jardim Botânico Benjamim Maranhão – João Pessoa – PB

Onde comer em João Pessoa

João Pessoa conta com uma diversidade culinária sem igual, como é de se esperar da região nordestina. Estes são alguns dos restaurantes que frequentamos e aprovamos. Não deixe de conferir.

  • Camarada Camarão. Serve deliciosos pratos à base de peixes e frutos do mar. Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho, n. 1592 – Jardim Oceania, João Pessoa. Telefone 81 3366-3535. $$$$
  • Churrascaria Sal e Brasa. O melhor churrasco de João Pessoa. Avenida Cabo Branco, n.1830 Cabo Branco, João Pessoa. Telefone 83 3023-8770. $$ $$$
  • Estaleiro Restaurante. Serve comida brasileira, peixes e frutos do mar. Rua dos Camarões, n. 95 Praia do Seixas, João Pessoa. Telefone 83 3251-1142. $$ $$$ 
  • Reserve Garden. Serve culinária brasileira e contemporânea. Av. Euzely Fabrício De Souza, n.340 Manaíra. Telefone 83 98218-6936. $$ $$$
  • Sapore D’Itália. Serve comida brasileira, mediterrânea, além de opções vegetarianas. Avenida Cabo Branco, n.1584, João Pessoa. Telefone 83 3247-3322. $$ $$$
  • Mangai. Serve comida brasileira e sul-americana com opções vegetarianas. Av. Edson Ramalho, n.696, João Pessoa. Telefone 83 3226-1615. $$ $$$.

O que fazer em João Pessoa à noite

Um dos principais pontos turísticos de João Pessoa inclui lugares com atrações noturnas. Depois de passar um dia na praia, deleite-se na animada vida noturna da cidade. A orla de Tambaú tem alguns dos restaurantes, bares mais animados, alguns com música ao vivo. 

Cervejaria Devassa

Um local agradável com música boa, bebida e petiscos. É um ótimo lugar para se divertir com os amigos! Av. Profa. Maria Sales, n. 261, Tambaú, João Pessoa. Telefone: (83) 3031-6060

Empório Café

Localizado na Feirinha de Tambaú, com mesas ao ar livre e duas pistas de dança, o Empório Café é um dos principais pontos turísticos de João Pessoa para se divertir à noite.

O local serve bebidas, cervejas, com direito às versões artesanais e importadas, além de drinks variados e sanduíches gourmet e saladas. Av. Almirante Tamandaré, Tambaú, João Pessoa. Telefone: (83) 99147-4364

Feirinha de Artesanato de Tambaú

Fica na Avenida Almirante Tamandaré, Tambaú, João Pessoa. O bom é que a feirinha funciona à noite, em um local onde sempre há atrações musicais e burburinho de turistas, especialmente às sextas-feiras e aos fins de semana.

Não dá para conhecer João Pessoa sem visitar a Feirinha de Artesanato de Tambaú e levar na mala lembranças, licores, doces típicos, castanhas e produtos artesanais locais feitos de palha.

Pra-todos-verem:Feirinha-de-Artesanato-de-Timbau-Joao-Pessoa-PB
Feirinha de Artesanato de Tambaú – João Pessoa – PB

Mercado de Artesanato Paraibano

O Mercado de Artesanato Paraibano é um ponto sensacional. São mais de 120 lojas que comercializam o artesanato da região.

Fica na Avenida Senador Ruy Carneiro, n. 241, Tambaú, João Pessoa. Funciona de segunda a sábado das 9 às 19 horas, Domingos das 9 às 18 horas.

No Mercado de Artesanato Paraibano são vendidos artesanatos, roupas, bordados, bolsas, comidas típicas e souvenires. Tem restaurantes e lanchonetes, vale muito a pena conhecer um pouco mais da tradição paraibana.

Com tantas opções de lugares de beleza natural, com inclusão das melhores praias de João Pessoa, a capital da Paraíba sempre entra na lista de destinos turísticos mais desejados entre os brasileiros.

Agora é só resta marcar a data da viagem, e experimentar tudo o que esse local mágico tem a oferecer. Veja outros assuntos que podem te interessar:

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

7 comentários em “O que fazer em João Pessoa: roteiro com as melhores praias, pontos turísticos, atrações e gastronomia”

    1. Oi Hugo, obrigada pelo seu comentário. João Pessoa é especial, aproveite e dá uma esticadinha até o Rio grande do Norte, você vai amar.

  1. Lugar maravilhoso. Fui em junho de 2021. Calor o ano inteiro. Conheci praticamente todas as praias e fiz um tour até a pipa pela praia de off road. Quero voltar. Jampa é show.

  2. João Pessoa tem praias maravilhosas! Os motoristas, 90% são bem sem noção…
    App tipo Uber, são 95% sem educação e sem noção. Não pegam passageiros com roupa de praia úmidos! Local de praia….oiiii????????? Ridículo isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *