Pular para o conteúdo

O que Fazer na Barra da Tijuca: guia completo

Procurando a melhor opção de lazer e turismo para sua próxima viagem? Que tal conferir conosco o que fazer na Barra da Tijuca?

Anúncios

Aqui você encontra dicas de pontos turísticos, praias, passeios e restaurantes. Localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o bairro da Tijuca faz parte da região administrativa da Barra da Tijuca que integra também outros bairros.

A Barra é uma das regiões mais badaladas e tem umas das praias mais bonitas do Rio de Janeiro, um dos bairros mais antigos, tradicionais e populosos da capital carioca.

Tem cerca de 27 km de praias. Começa na ponte do canal da Joatinga  que vai até o bairro Recreio dos Bandeirantes.

Anúncios

A Barra da Tijuca tem uma excelente infraestrutura, é uma das regiões mais seguras do Rio. É um bairro nobre, ocupado principalmente pelas classes mais altas e um dos mais procurados para moradia.

Atualmente é conhecida também como capital dos shoppings centers, centros de lazer, entretenimento e casas noturnas.

Leia também:

Guia definitivo sobre o que fazer na Barra da Tijuca: como chegar

No Rio tem 2 aeroportos a cerca de 30 km da Barra da Tijuca. O aeroporto Santos Dumont fica no centro.

Anúncios

O Galeão que fica na Ilha do Governador que dá acesso mais fácil para quem vai de hospedar na Barra da Tijuca e nos bairros da Zona Oeste. As passagens aéreas para este aeroporto custam menos. Saiba como comprar passagens aéreas baratas.

Para utilizar o transporte público instale o aplicativo Moovit, em qualquer parte da cidade que você estiver, vai saber quais os ônibus ou metrô que te levam até lá, assim como pontos, horários e preços das passagens.

De qualquer estado que você estiver partindo, o GPS te indica o melhor caminho. No Rio de Janeiro a melhor maneira de circular é de transporte público, táxi ou carro por aplicativo, nem sempre a gente encontra estacionamento.

As vias de acesso para o Estado do Rio de Janeiro, de carro ou de ônibus são: Via Dutra para quem vem de São Paulo, Rio-Santos para quem vem da região sul, BR-040 para viajantes de Minas, BR Rio-Bahia ou a BR litorânea 101 para viajantes que vêm do Nordeste. 

O que fazer na Barra da Tijuca: melhores praias

Além de outros pontos turísticos do Rio de Janeiro, o turista está interessado principalmente nas praias, de preferência limpas, seguras e sem tumulto.

As praias da Barra da Tijuca servem a todos os propósitos e orçamentos, embora sejam um pouco mais caras, compensam pela tranquilidade e segurança. Comecemos então pela maior praia do Rio.

Praia da Barra da Tijuca

Além de ser a maior praia do Rio de Janeiro, a Praia da Barra também é uma das praias mais bonitas do planeta. São aproximadamente 18 km de pura magia.

Pra-todos-verem:Praia-d0-Pepe-Barra-da-Tijuca
Praia da Barra da Tijuca

As condições do mar variam, tem dia que está calmo e tem dias que está bom mesmo é pra surfista, mas a areia está sempre convidativa para a prática de esporte.

A vantagem é que a arrebentação das ondas acontece mais distante da areia. Como é desagradável quando a arrebentação pega a gente!

É aconselhável ficar de olho nos locais com bandeira vermelha, ao todo tem 12 postos de salva-vidas em toda a extensão das praias da Barra da Tijuca.

OFERTAS ESPECIAIS EM PACOTES

O calçadão é espetacular, com ciclovias, cheio de quiosques gostosos para tomar uma água de coco, uma cervejinha, petiscar ou mesmo almoçar deliciosos pratos de frutos do mar, inclusive à noite. 

Praia do Pepê

Esta praia se estende ao longo da avenida do Pepê, fica no Posto 2, na altura do bairro Jardim Oceânico, entre o quebra-mar e a barraca do Pepê.

Pra-todos-verem:Praia-d0-Pepe-Barra-da-Tijuca
Praia do Pepê – Barra da Tijuca – RJ

Tem uma vista maravilhosa da Pedra da Gávea. É um local bem conhecido, preferido para o encontro dos jovens, artistas e famosos. Acesso muito fácil, perto da estação do metrô, talvez por isso seja tão movimentado.

A orla é rodeada de hotéis, bares, restaurantes e prédios residenciais. Se você procura por um lugar animado pra curtir o dia todo, esta praia é a ideal. O endereço é Av. do Pepê, Barra da Tijuca.

Praia do Grumari

O bairro de Grumari é o último da região da Barra da Tijuca, fica entre Guaratiba e Recreio dos Bandeirantes, a 50 km do centro do Rio.

Pra-todos-verem:Praia-do-Grumari-Barra-da-Tijuca
Praia do Grumari

Por ser uma área de proteção ambiental não tem construções, somente a natureza e o mar. É uma das praias mais bonitas do Rio de Janeiro, supertranquila, segura, e tem salva-vidas.

Fica ao lado da Prainha, perto da Praia de Abricó, Praia da Macumba, Praia do Pontal e Recreio dos Bandeirantes.

O Parque Natural Municipal do Grumari é um conjunto de praias selvagens: praia do Grumari, praia do Meio, praia Funda, praia do Perigoso, e praia do Inferno. Dá pra conhecer todas eles a pé através de trilhas ou de barco.

Fizemos um tour por todas elas e francamente, tá difícil dizer qual é a mais bonita. Grumari ainda tem outras tantas praias selvagens, que podem ser exploradas a pé, quando a maré baixa ou de barco. Todas são cercadas de muito verde, montanhas e costões.

O mar é límpido, de um lado ondas suaves e do outro lado, ondas mais fortes. Pode ir tranquilo com sua família, que tem quiosques espalhados pela areia, aluguel de mesas, cadeiras e guarda-sóis.

Tem estacionamento gratuito em toda a sua extensão e estacionamento pago em terrenos particulares. Não tem transporte público, por isso a região é pouco conhecida até mesmo pelos cariocas. 

Praia de Joatinga

A praia de Joatinga fica no bairro do Joá, entre o bairro de São Conrado, que é o final da zona sul, e a Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

Pra-todos-verem:Praia-de-Joatinga-Barra-da-Tijuca
Praia de Joatinga

A praia fica dentro de um condomínio de casas, mas a entrada é livre. Você vai passar pela guarita e deixar o nome de todos os visitantes e a placa do carro. Importante chegar cedo, tem pouquíssimas vagas de estacionamento.

Vai valer a pena, a praia é maravilhosa. A descida para a praia é um desfiladeiro de pedras bem íngreme, um pouco difícil para quem tem dificuldade para andar e para crianças muito pequenas.

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Outro detalhe: só é acessível na maré baixa, na maré alta, a praia simplesmente desaparece. As linhas de ônibus 557 e 332 passam na frente do condomínio onde fica a praia. No canto direito tem uma piscina natural muito boa para a garotada. 

Praia da Reserva

A praia da Reserva tem um aspecto selvagem, fica entre as praias da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes. Tem uma extensa faixa de areia clara, mar agitado, pouco frequentada, perfeita para quem deseja curtir o sol e o mar longe de tumulto ou passar horas pescando.

Pra-todos-verem:Praia-da-Reserva-Barra-da-Tijuca
Praia da Reserva

Fica em área de proteção ambiental. A Praia da Reserva não tem acesso fácil de transporte público e poucas vagas de estacionamento.

Tem estrutura de quiosques como o Cavalo Marinho e o Pesqueiro, especializados em culinária de frutos, quiosques que alugam mesas, cadeiras e guarda-sóis, servem petiscos, bebidas e água de coco, praticamente sem ambulantes.

Como a praia é extensa, se não quiser andar demais, procure ficar mais perto dos quiosques. Por via das dúvidas carregue água, suas bebidas favoritas e lanche.

Prainha

A Prainha é pequena, com apenas 700 metros de extensão, mas a paisagem é de deixar qualquer um de boca aberta e ainda ostenta a certificação de Bandeira Azul, o que garante pureza da água, segurança e acessibilidade.

Pra-todos-verem:Prainha-Barra-da-Tijuca
Prainha

A praia é abraçada por morros, costões e mata Atlântica, faz parte da Área de Proteção Ambiental Prainha (APA).O mar é agitado, em alguns lugares tem fortes correntezas e muitas bandeiras vermelhas.

Me atrevo a dizer que este mar é exclusividade para surfista, que aliás começam a chegar ainda de madrugada. Por causa de tantos morros, o sol se despede cedo, no meio da tarde a praia fica quase toda na sombra.

Para quem não está hospedado ou mora na Barra da Tijuca, Recreio ou Jacarepaguá, vai ter que rodar uns 50 km para chegar.

É um passeio que precisa ser programado, para começar tem que chegar bem cedo, chegamos antes das 7 horas e já tinha muitas pessoas, senão não vai conseguir estacionar, o acesso é feito somente de carro e só tem 200 vagas.

Em dias de semana costuma ser um pouco melhor. Tem boa estrutura de quiosques, barracas, aluguel de mesas, cadeiras e guarda-sóis.

Se você pensou que não tem lugar para as crianças, se enganou, na Prainha  tem uma piscina natural para a criançada se divertir o dia inteiro.

Não é o melhor lugar para quem quer sossego. Lembre-se de sempre carregar água. A única via de acesso é a Avenida Estado da Guanabara. 

 Praia do Abricó

A praia do Abricó fica em Grumari, perto da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. É uma praia linda, tranquila, limpa e acesso apenas de carro.

Pra-todos-verem:Praia-de-Abrico-Barra-da-Tijuca
 Praia do Abricó

Se você contratar motorista já deixa marcada a hora da volta, não tem sinal de celular e leve dinheiro não tem como utilizar cartão de crédito.

Tem barracas de venda de bebidas e petiscos. É uma praia naturista e a presença da Associação Naturista garante que as regras do naturismo sejam mantidas, maior segurança sem assédios e nem atentados ao pudor.

Não tem a obrigatoriedade de estar sem roupas, como na praia de Tambaba na Paraíba, mas o respeito tem que ser mantido.

Se você tiver interesse, e procura o que fazer na Barra da Tijuca que seja diferente, é fácil chegar a partir da Praia do Grumari. 

O que fazer na Barra da Tijuca a capital dos Shopping Centers 

Mesmo que chova cântaros, você não vai ficar sem o que fazer na Barra da Tijuca. A Barra é o paraíso dos shopping centers da cidade do Rio de Janeiro.

Pra-todos-verem:Barra-Shopping-Barra-da-Tijuca-melhores-sugestoes-do-que-fazer-na-Barra-da-Tijuca
BarraShopping – Barra da Tijuca

São shoppings ultramodernos de comércios, gastronomia, entretenimentos e lazer. É uma excelente sugestão do que fazer na Barra da Tijuca, para quem ama shoppings.

Repleto de lojas de marcas famosas, nacionais e importadas, cinemas, e mesmo que você não compre nada, apenas tome um lanche ou um sorvete, vai fazer muito bem para as vistas, nunca vi tanta coisa bonita num lugar só.

Veja na lista abaixo qual shopping está mais próximo da sua hospedagem e não perca a oportunidade de conhecer pelo menos um deles.

  • Barra Garden. Av. das Américas, n. 3.255 – Barra da Tijuca. Tel. 2136-9191
  • Barra Shopping. Av. das Américas, n. 4.666 – Barra da Tijuca. Tels. 3089-1000 – 4003-4131 
  • Città América. Av. das Américas, n. 700 – Barra da Tijuca. Tel. 2132-7777
  • Barra Point. Av. Armando Lombardi,  n.  350 – Barra da Tijuca. Tel. 2491-3306
  • Barra Square. Av. das Américas, n. 3.555 – Barra da Tijuca. Tel. 2425-7350
  • New York City Center. Av. das Américas, n. 5.000 – Barra da Tijuca. Tel. 2432-4980
  • Downtown. Av. das Américas, n. 500 – Barra da Tijuca. Tel. 2494-7072
  • Barra World Shopping & Park. Av. Alfredo Baltazar da Silveira, n. 580. Tel. 2199-2002
  • Casa Shopping. Av. Ayrton Senna, n. 2.150 – Barra da Tijuca. Tel. 2429-8000
  • Via Parque. Av. Ayrton Senna. n. 3.000 – Barra da Tijuca. Tel. 2421-9222
  • Rio Design Leblon / Barra. Av. das Américas, 7.770 – Barra da Tijuca. Tel. 3461-9999

Onde se hospedar na Barra da Tijuca

A Barra da Tijuca é um dos melhores lugares para se hospedar no Rio de Janeiro pela segurança que oferece, mas só é interessante se você quiser frequentar as praias da região e uma vez ou outra ir ao Centro do Rio.

Pra-todos-verem:Windsor-Barra-Hotel
Windsor Barra Hotel

O táxi do centro à Barra é caro, o transporte público tem muito a melhorar e o deslocamento é longo, cerca de 50 km.

Eu particularmente prefiro me hospedar na Barra da Tijuca, não só por ser mais barato que no centro, mesmo em hotéis de alto nível, mas também pela tranquilidade e segurança. Veja abaixo as nossas sugestões e confira todos eles no nosso post ‘Hotéis na Barra da Tijuca’. 

  • Windsor Barra Hotel 
  • Plaza Barra First – pet friendly 
  • Radisson Rio de Janeiro Barra- pet friendly
  • Windsor Oceânico 
  • Windsor Marapendi 
  • Laghetto Stilo Barra Rio – pet friendly 
  • Riale Brisa Barra 
  • Novotel Rio de Janeiro Barra da Tijuca – pet friendly 
  • Ibis Rio de Janeiro Barra da Tijuca – pet friendly
  • Quality Rio de Janeiro – Barra da Tijuca

Onde comer na Barra da Tijuca

São tantas as opções de restaurantes na Barra da Tijuca, que é mais fácil decidir o que quer comer para escolher o restaurante. Todos os shoppings da Barra têm lugares espetaculares para fazer refeições.

Pra-todos-verem:pratos-de-comida-japonesa
Comida japonesa

Separamos alguns restaurantes pelo tipo de culinária que oferecem, todos eles nós experimentamos e por isso estamos recomendando.

Comida Japonesa

  • Ginger Sushi. Avenida Das Américas, n.  8585, Barra da Tijuca. Serve comida Japonesa, e asiática. É bar, lanchonete e restaurante. $$ $$$
  • Nagayama. Av. das Américas, n. 3900 Shopping Village Mall, terceiro piso, Barra da Tijuca. Serve comida japonesa e frutos do mar. $$$$
  • Manekineko. Avenida Ayrton Senna, n.  2.150 Casashopping, Barra da Tijuca. Serve comida japonesa, sushi e frutos do mar. $$ $$$

Massas e comida italiana

  • Maccherone Restaurante. Avenida Lúcio Costa, n. 6250, Barra da Tijuca. Serve comida italiana e pizzas. $$ $$$
  • Pizza Hut. Av. Das Américas, n. 5000 Barra Shopping, Barra da Tijuca. Serve pizzas e comida italiana. $$ $$$
  • Fratelli. Av. Sernambetiba, n. 2916, Barra da Tijuca. Serve comida europeia, italiana e pizzas. $$$ $$$$

Steakhouse (churrascaria)

  • Rio Brasa. Avenida Ayrton Senna, n. 2541, Barra da Tijuca. Serve churrasco e comida brasileira. $$ $$$
  • Gran Parrilla
  • Av. Sernambetiba, n.8.000, Loja 106 Barra da Tijuca. Serve steakhouse, churrasco e culinária  Argentina. $$ $$$.

O que fazer na Barra da Tijuca à noite

A Barra da Tijuca tem uma animada vida noturna. tem muitas casas de show e baladas, cinemas, teatros. Basta caminhar pela Av. Armando Lombardi e encontrar rapidinho um local para se divertir.

Pra-todos-verem:casas-noturnas-Barra-da-Tijuca
Casas noturnas na Barra da Tijuca

Prefira sair de táxi ou carro por aplicativo, as vagas de estacionamento são escassas e é melhor se divertir sem se preocupar com direção de um veículo. Veja abaixo algumas das casas noturnas que conhecemos na nossa última estadia.

  • The Room Club. É uma casa noturna sofisticada, com muita música e dança com DJs. Endereço: Av. Armando Lombardi, n. 949, Barra da Tijuca. Telefone: (21) 7811-4018
  • 021 Hall. Toca vários estilos de música como samba, funk, hip hop. Endereço: Av. Armando Lombardi, n. 583 – Barra da Tijuca. Telefone: (21) 98856-2121
  • All In. É uma casa noturna sofisticada, que promove noites temáticas com apresentação de música ao vivo. Endereço: Av. Armando Lombardi, n. 483 – Barra da Tijuca. Telefone: (21) 2490-2911.
  • como funk e house. Endereço: Av. Armando Lombardi, n. 949 – Barra da Tijuca. Telefone: (21) 2494-6456.
  • Vitrinni Lounge Beer. Casa noturna sofisticada, toca vários estilos de música. Endereço: Av. Armando Lombardi, n. 421 – Barra da Tijuca. Telefone: (21) 3936-4245.

Este é o nosso roteiro para conhecer outros lugares maravilhosos que o Rio de Janeiro tem para oferecer além do Centro e Zonal Sul.

Seguindo as nossas dicas você nunca mais vai voltar de viagem com a sensação de ter visitado o Rio de Janeiro da maneira errada.

Compare e compre passagens aéreas pelo menor menor preço. Consulte a tábua das marés. Arrume as malas e pé na estrada.

Veja outros assuntos que podem ser do seu interesse:

OFERTA AMAZON
Ofertas imperdíveis na Amazon
Compartilhe nas redes sociais:

5 comentários em “O que Fazer na Barra da Tijuca: guia completo”

  1. Ótima plataforma aonde temos as melhores informações sobre locais relacionados como a barra da Tijuca , Informações sobre restaurante,bares ,praias, shopping, praças públicas , cinemas e muito mais .
    Eu recomendo o site: Blog de viagem e Turismo .
    Parabéns pelo trabalho e desenvolvimento.

  2. Acabei de retornar de um passeio incrível de canoa polinésia no Recreio dos Bandeirantes ao Nascer do Sol e estou simplesmente extasiada! A sensação de remar suavemente enquanto o sol surgia no horizonte é algo que nunca esquecerei. A paz e serenidade que experimentei foram verdadeiramente inigualáveis. E o melhor de tudo foi a equipe do Clube Bravus VA’A, que tornou toda a experiência ainda mais especial. Profissionais extremamente dedicados e acolhedores, eles fizeram com que cada momento fosse único e memorável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *