Pular para o conteúdo

Ilha de Itaparica BA: guia de como chegar e o que fazer nesta maravilhosa ilha

Anúncios

A Ilha de Itaparica BA é a maior ilha marítima do Brasil, tem 239 quilômetros quadrados de área e cerca de 36 quilômetros de comprimento, divididos entre os municípios de Vera Cruz e Itaparica. Vera Cruz fica na parte mais próxima do continente, enquanto Itaparica ocupa a parte sul da ilha.

Dentre as 56 ilhas da Baía de Todos os Santos, a Ilha de Itaparica é a maior e mais famosa. A região é conhecida por seus coqueirais, manguezais e praias de águas cristalinas, como a Praia de Ponta de Areia, a Praia do Forte e a Praia de Mar Grande.

É um destino muito procurado por turistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros, pelo seu mar azul e calmo, suas belas praias, paisagens naturais exuberantes, cultura rica e história fascinante. Além das belezas naturais, a Ilha de Itaparica também tem uma rica história.

Ela foi habitada por povos indígenas antes da chegada dos portugueses, como em praticamente todo o litoral brasileiro, e depois foi palco de disputas entre os colonizadores europeus. A ilha também foi um importante centro de cultivo de açúcar e uma importante rota de comércio durante o período colonial.

Hoje em dia, a Ilha de Itaparica é um importante destino turístico da Bahia, com diversas opções de hospedagem, restaurantes e atividades de lazer. Os visitantes podem fazer passeios de barco, praticar esportes aquáticos, como o mergulho e o stand up paddle e explorar as atrações culturais e históricas da ilha, como o Forte de São Lourenço, a Igreja do Santíssimo Sacramento e a Casa da Cultura de Itaparica. Tem excelentes hotéis e pousadas.

Anúncios

Veja também:

Sumário do post:

Onde fica a Ilha de Itaparica BA

Está localizada na Baía de Todos os Santos, na Área de Preservação Ambiental da Baía de Todos os Santos, no estado da Bahia, de frente para Salvador, distante apenas 13 km via balsa, entre os municípios de Itaparica e Vera Cruz. imagem

Como chegar na Ilha de Itaparica BA partindo de Salvador

Há 2 maneiras de chegar à ilha de Itaparica, por mar e por terra. Você pode utilizar o ferry boat que sai do terminal marítimo São Joaquim em Salvador até o terminal de Bom Despacho no município de Itaparica. Depois é só completar o trajeto de carro, vans ou ônibus.

O ferry boat transporta pessoas, carros de passeio, motos, bicicletas e mercadorias. os preços em 2023 são: R$6,10 por pessoa e R$55,00 para carros. Você pode se manter atualizado sobre os valores e horários aqui.

O trajeto dura pouco mais de uma hora, nos finais de semana e altas temporadas a fila para embarque é quilométrica. O transporte mais rápido para a Ilha de Itaparica é de lancha, o embarque é feito no Centro Náutico da Bahia, atrás do Mercado Modelo.

Por terra, o trajeto de Salvador à Ilha de Itaparica é longo, em torno de 4 horas, não é a melhor opção para um passeio de bate volta. O trajeto é pela BR-324 em direção à ponte João das Botas (Ponte do Funil), na cidade de Jaguaribe, seguindo pela ponte até a Ilha de Itaparica. Existe um projeto da construção de uma ponte ligando Salvador a Itaparica que irá encurtar bastante o percurso por terra.

Pra-todos-verem:Ferry-boat
Ferry boat

Melhor época para visitar a Ilhas de Itaparica BA

Na Bahia como em grande parte do Nordeste o período de chuva vai de abril a final de agosto. Geralmente são chuvas rápidas que não atrapalham a viagem, mas é sempre bom consultar a previsão do tempo. O período de alta temporada vai de dezembro a março e a ilha fica bem cheia. Se você gosta de mais tranquilidade, evite esses períodos e feriados prolongados.

O que fazer na Ilha de Itaparica BA – Melhores praias

As águas calmas da Ilha de Itaparica são muito procuradas para banho e prática de esportes náuticos, como vela, remo, regata, standard up paddle e canoagem.
Itaparica tem belas praias, muitas são consideradas as melhores praias do Brasil.

A ilha também é palco da tradicional procissão marítima do Bom Jesus dos Navegantes, que acontece em 1º de janeiro. Tem praias incríveis e um mar deslumbrante, as paisagens na maré baixa são diferentes quando a maré está alta. Para aproveitar as piscinas naturais consulte a tábua das marés em todo o Brasil no site da marinha.

Praia da Conceição – Vera Cruz – Ilha de Itaparica BA

A Praia da Conceição possui uma estrutura completa de barracas, banheiros, piscinas naturais na maré baixa e uma água morna, cristalina e ótima faixa de areia. Além de fantásticos pontos turísticos para conhecer que vão desde um manguezal até ruínas cheias de histórias.

As árvores na água conferem uma beleza extraordinária à paisagem. Da praia se tem uma bela vista de Salvador. Logo no início da rua que dá acesso à praia você vai se deparar com as ruínas da antiga igreja da Conceição, construída em 1776, uma pena que só restam ruínas, parece que era muito bonita.

O mar é lindo, a água tem um tom de azul espetacular! A barreira de corais deixa o mar mais calmo, dá pra deixar as crianças se divertirem nas piscinas naturais e lagoinhas que se formam ao longo da praia. Também conta com um manguezal repleto de vida marinha.

Uma das barracas mais completas é a barraca Vira-Sol. É uma barraca super colorida com um cardápio completo de comidas típicas baianas e às vezes apresenta música ao vivo, vale muito a pena passar um dia por aqui, vai ter muito o que fazer na Ilha de Itaparica.

Pra-todos-verem:Praia-da-Conceicao-ilhadItaparica-BA
Praia da Conceição – Ilha de Itaparica – BA

Praia do Forte de São Lourenço – Ilha de Itaparica BA

É uma praia urbana que fica ao lado da Fortaleza de São Lourenço, é muito popular, sossegada, com águas cristalinas e calmas, como uma grande piscina, ótima para levar as crianças. É a praia mais próxima do Sesc, tem quiosques que servem comida e bebida sem cobranças de mesas e cadeiras.

Praia Barra do Gil – Ilha de Itaparica BA

A praia Barra do Gil fica ao lado da praia da Penha próximo do sesembarque do ferry boat. Não tem tantos condominios luxuosos como a vizinha famosa, mas tem a mesma tranquilidade e a água morna da Bahia, o que difere as duas praias também é que na Barra do Gil quando a maré está baixa, formam-se piscinas naturais.

O mar é calmo e sem ondas, parece uma piscina infinita, por causa do quebra-mar. Tem muitas opções de barracas e quiosques que servem petiscos e bebida gelada. Evite finais de semana e feriados se você não gosta de agito e música alta.

Pra-todos-verem:Praia-Barra-do-Gil-Ilha-de-Itaparica-BA
Praia Barra do Gil – Ilha de Itaparica BA

Praia de Ponta de Areia – Ilha de Itaparica BA

A Praia de Ponta de Areia possui uma beleza natural e um clima muito agradável, por isso é visitada por muitos turistas o ano inteiro. A praia tem uma boa faixa de areia clara, o mar é calmo, quase parado, de águas mornas e cristalinas, ideal para o banho, ideal para crianças nadarem e brincarem.

Fica na ponta norte da ilha, é uma das praias mais populares e oferece uma bela vista da Baía de Todos os Santos e lazer completo. Tem uma boa infraestrutura com pequenos restaurantes, que servem refeições e bebidas. O acarajé e o camarão são imperdíveis e outras especiarias baianas que a gente não sabe nem por onde começar.

Pra-todos-verem:PraiaPraia-Ponta-de-Areia-Ilha-de-Itaparica-BA
Praia Ponta de Areia – Ilha de Itaparica – BA

Praia de Barra Grande – Ilha de Itaparica BA

Uma das melhores praias da Ilha de Itaparica, protegida pela barreira de corais proporciona um banho seguro para frequentadores, uma das paisagens mais lindas do litoral baiano. Na maré baixa, as piscinas naturais são um convite irrecusável para um banho e brincadeiras na água, as crianças que o digam.

Fora da barreira de corais o mar tem ótimas ondas para a prática de surf. Tem uma vista privilegiada da parte baixa da cidade de Salvador. Bem equipada com barracas que servem deliciosos pratos de frutos do mar e outras delícias da culinária baiana.

Na praia tem uma parte mais animada para quem gosta do agito e outra mais tranquila para quem quer sossego. Tem ótimas casas de veraneio para aluguel de temporada em condomínios fechados.

pra-todos-verem:Praia-de-Barra-grande-Ilha-de-Itaparica-Ba
Praia de Barra Grande – Ilha de Itaparica – BA

Praia da Penha – Ilha de Itaparica BA

A Praia da Penha fica no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Possui um mar encantador com águas cristalinas, mornas, calmas, cheio de piscinas naturais na maré baixa, com uma barreira de corais espetacular e extensa faixa de areia.

É uma praia com bastante pousadas, poucos quiosques e bares e pouquíssimos ambulantes, mas tem um restaurante grande e muito bom; o Restaurante Pai Orlando. É ótima para famílias com crianças que podem caminhar muitos metros mar adentro com a água rasinha, só não ande descalço.

Na maré alta tem ótimas ondas para surf. No final da Praia da Penha você ainda pode conhecer a igrejinha da Penha por fora, de vez em quando o padre vem para celebrar uma missa.

O cenário também conta com o Rio da Penha que deságua no mar e a trilha do Careca, maravilhosa para fazer caminhada, o forno da Penha e o manguezal. Cercada de grandes coqueiros. É emocionante assistir o pôr do sol nessa praia.

Pra-todos-verem:Praia-da-Penha-Ilha-de-Itaparica-BA
Praia da Penha – Ilha de Itaparica BA

Praia da Gamboa – Ilha de Itaparica BA

Fica no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. A Gamboa começa onde termina a praia da Penha. É uma praia muito bonita e simples, o mar é sereno de águas cristalinas, ótima para banho e prática de esportes náuticos.

É mais frequentada pelos moradores que são muito receptivos e adoram um bate papo. A praia é bem sombreada com muitas árvores à beira-mar, uma excelente opção para famílias com crianças.

O encontro do rio com mar, torna ainda mais linda a paisagem, na maré cheia, mar e rio se tornam um só, as águas do mar invadem o rio, tornando o lugar ótimo para pescaria. A Gamboa já foi porto de navios negreiros no passado, onde desembarcavam os escravos que seriam comercializados no Mercado Modelo.

Também foi um ponto importante de produção de cerâmicas que eram vendidas aos nobres de Salvador. Se desejar fazer um passeio de barco é só combinar com um dos barqueiros, que eles têm o maior prazer em levar.

Pra-todos-verem:Praia-da-Gamboa-ilha-de-Itaparica-BA
Praia da Gamboa – Ilha de Itaparica BA

Praia de Mar Grande – Vera Cruz – Ilha de Itaparica BA

Situada na ilha de Itaparica, Mar Grande é sem dúvidas um destino muito procurado pela sua facilidade na chegada, por suas opções de lazer e por suas águas convidativas. Mar Grande é a parte mais animada de Vera Cruz, é onde tem a melhor estrutura de bares, restaurantes, comércios, bancos, serviços e o terminal marítimo de Vera Cruz.

A Praia de Mar Grande é o cartão postal da Ilha de Itaparica, é um dos destinos favoritos da maior pelos turistas que visitam a região. Seu clima agradável e belas paisagens fazem do lugar uma ótima opção para todos os públicos.

É uma das praias mais urbanizadas da ilha, atraindo aqueles que não abrem mão do conforto. Uma das atrações da cidade é a igreja do Sagrado Coração de Jesus, construída em estilo neogótico, pelos jesuítas em 1943, mesmo que você não seja católico vale conferir a beleza da igreja e das artes sacras.

Seguindo sentido norte voa vai encontrar a praia do Jaburu. Um mar azul espetacular, com lindas piscinas naturais na maré baixa. A praia é bem cuidada com calçadão, ciclovia, pracinha com mesa e bancos de cimento para jogos de tabuleiro, quadras esportivas.

Pra-todos-verem:igreja-do-Sagrado-Coração-de-Jesus-Mar-Grande-ilha-de-Itaparica-BA
Igreja do Sagrado Coração de Jesus – Mar Grande – ilha de Itaparica BA

Praia de Berlinque – Ilha de Itaparica BA

Berlinque é um paraíso na Ilha de Itaparica, fica no extremo ao sul da ilha, um lugar escondido de águas calmas e quentes, lugar perfeito para se esconder do agito. Praia adorável, com poucas ondas, faixa de areia enorme, boa para caminhadas longas. O clima é agradável, venta bastante aliviado o calor do sol.

O mar é super azul, e o visual é incrível, daqueles que você não cansa de admirar nunca. Tem pouca sombra, por isso providencie guarda-sol, ao lado do mar corre um riacho raso e no meio entre o rio e o mar tem um grande banco de areia e também tem uma área de camping. Não tem estrutura de barracas de praia, mas você pode se hospedar numa pousada pé na areia com restaurante.

Se você vier em alta temporada vai precisar de muita paciência, é estressante passar 3 ou 4 horas na fila do Ferry boat para chegar até aqui, ou vai pagar um pouco mais numa lancha rápida. Berlinque é uma praia perfeita para quem deseja apenas descansar ou dar um mergulho em seu mar de águas azuis.

Praia do Cacha Pregos – Vera Cruz – Ilha de Itaparica BA

Cacha Prego é a vila de pescadores mais isolada da Ilha de Itaparica, pertencente ao município de Vera Cruz, no sul da ilha, dá até para avistar Morro de São Paulo. Os bancos de areia formam um visual à parte, além das piscinas naturais que se formam na maré baixa.

As ondas são baixas, mas é preciso ter cuidado com a correnteza e o mar afunda der repente. A comunidade de Cacha Pregos forma uma linda península com praia de um lado e o rio com mangue do outro lado. A faixa de areia é bem larga com pequenas ondas e restaurantes à beira-mar. É ponto de partida para o manguezal do santuário ecológico.

O porto na região é bem organizado com boa infraestrutura, com bares, restaurantes, banheiros, playground e academia a céu aberto. Tudo rústico, mas muito aconchegante. Quer passear de barco e pescar? É só combinar com um dos barqueiros.

Pra-todos-verem:Praia-do-Cacha-Pregos-ilha-de-Itaparica-BA
Praia do Cacha Pregos – ilha de Itaparica BA

O que fazer na Ilha de Itaparica BA – principais pontos turísticos.

Você vai perceber rapidinho que aqui não tem tédio, tem muito o que fazer na Ilha de Itaparica, lugares interessantes para conhecer, paisagens surpreendes, cultura, arte, gastronomia baiana e as principais construções históricas.

A Ilha de Itaparica detém um importante um lastro histórico, vale muito a pena mergulhar e sentir toda a vibração dessa história e na belíssima natureza desta Ilha fantástica. Centro Histórico com suas igrejas antigas, casarões, praças e o Centro Artesanal de Itaparica.

A história da Ilha de Itaparica data da época pré-colonial, descoberta em 1535 quando a ilha era habitada pelos índios Tupinambás. Foi descoberta em 1535 pelo navegador português Francisco Pereira Coutinho e os europeus passaram a habitá-la, tornando a ilha num importante centro comercial durante o período colonial.

Casarão Tenente João das Botas

João das Botas é o apelido do tenente João Francisco de Oliveira, bravo militar que se destacou na batalha do funil, combateu as embarcações portuguesas na Baía de Todos os Santos em 1823, em defesa da independência do Brasil.

É um personagem muito importante na história da proclamação da independência brasileira do jugo português. Construído em 1630, o Casarão Tenente João das Botas fica na Praça da Quitanda. Hoje no local funciona o Centro Artesanal de Itaparica, que tem como matéria prima principal, conchas marinhas.

Pra-todos-verem:Centro-Artesanal-de-Itaparica-Ilha-de-Itaparica-BA
Centro Artesanal de Itaparica

Praça Tenente João das Botas

Fica no centro de Itaparica, em frente à orla, onde se concentram os melhores bares e restaurantes, o Centro de Artesanato que funciona no antigo casarão Tenente João das Botas. Os casarões antigos são da era colonial, portanto, se você curte história, é em bom lugar para começar o seu passeio.

Fonte da Bica

Fica ao lado da marina, no centro de Itaparica. ponto de partida para a caminhada pela avenida Beira-Mar. Data de 1842 e acredita-se que a sua água possui propriedades medicinais. É a única fonte de água à beira-mar na América Latina.

Antigamente era apenas uma fontezinha que as pessoas pegavam água, mas hoje está toda reformada com várias torneiras e frases motivacionais. É um ótimo lugar para recarregar as energias. Turistas e moradores enchem galões de água mineral gratuitamente.

Antigamente a fonte era mais rustica feita com bambu, hoje está modernizada, construíram um ambiente bonito, agradável e bem aconchegante com pergolados, bancos, uma estrutura muito boa, inclusive com a presença de seguranças.

Pra-todos-verem:Fonte-da-Bica-Ilha-de-Itaparica-BA
Fonte da Bica

Igreja de São Lourenço

Data de 1610, construída em estilo barroco, no início da colonização portuguesa. Itaparica começou exatamente nos arredores da Ponta da Baleia, local onde está situado o Forte de São Lourenço.

Era o local que se extraia o óleo de Baleia que era enviado , grande parte para as construções coloniais de Salvador. O nome da igreja é em homenagem a Lourenço de Huesca, padroeiro da ilha.

Está situada ao norte da Ilha de Itaparica, no Centro Histórico, juntamente com outros monumentos históricos que inclui o Forte de São Lourenço e a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento.

Capela Nossa Senhora da Piedade

A beleza e simplicidade cativante da capela, é o que chama atenção dos visitantes. Fica no centro histórico da Ilha de Itaparica, próximo da orla e da Fortaleza de São Lourenço. Foi construída em 1854 e restaurada em 1923. Tem uma vista linda para o mar, mas abre somente aos domingos das 17h30h às 20h.

Igreja do Santíssimo Sacramento

Belíssima construção que atrai olhares mesmo de pessoas que não são religiosas, pela imponência e beleza. Fica no centro histórico de Itaparica, é um importante monumento histórico construído em 1794, utilizado na sua construção; cal, pedra e óleo de baleia.

Esta Igreja é a Igreja Matriz de Itaparica que foi construída pelo Padre Manoel de Cerqueira Torres. No teto e nas paredes há pinturas magníficas que reproduzem a Santa Ceia. Foi reaberta em 2021 depois de passar por reforma.

Pra-todos-verem:Igreja-do-Santissimo-Sacramento-Ilha-de-Itaparica-BA
Igreja do Santíssimo Sacramento – Ilha de Itaparica – BA

Fortaleza de São Lourenço

Construído pelos portugueses em 1711 no extremo norte da Ilha por cima das ruínas de um forte ocupado por invasores holandeses, e que o destruíram quando fugiram para Recife. Foi palco da guerra contra o exército português por ocasião da independência brasileira entre 1822 e 1823.

É uma belíssima construção em forma de navio, ocupado pela marinha brasileira, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O acervo é o mesmo de todos os fortes do Brasil, principalmente canhões e equipamentos antigos de guerra.

Reviva a história de Itaparica e do Brasil numa visita guiada ao Forte de São Lourenço e aproveite a praia belíssima em frente, muito boa para banho. Do lado do forte fica a Igreja de São Lourenço, erguida em 1610, construída em estilo barroco, no início da colonização portuguesa. O nome da igreja é em homenagem a Lourenço de Huesca, padroeiro da ilha.

Pra-todos-verem:Fortaleza-de-Sao-Loureco-Ilha-de-Iataprica-BA
Fortaleza de São Lourenço – Ilha de Itaparica BA

Praça da Quitanda

Praça animada com restaurantes com mesas ao ar livre, com música ao vivo pra variar, que o baiano é musical por natureza. Parada obrigatória para provar os deliciosos petiscos baianos ou mesmo almoçar ou jantar. Um lugar bem gostoso para curtir à noite.

Solar do Rei

O Solar do Rei é um importante monumento histórico erguido em 1606 e revitalizado em 1957. Tem este nome por ter hospedado as realezas portuguesas; Dom João VI, Dom Pedro I e Dom Pedro II entre os anos de 1808 e 1859.

A princípio, o casarão funcionou como sede da Casa do Contrato das Baleias, quando era uma das principais atividades econômicas de Itaparica. Em épocas de invasões piratas na ilha, o túnel que interliga o Solar à Fortaleza de São Lourenço serviu como rota de fuga para as famílias mais ricas. Hoje o local também serve para a realização de eventos.

Pra-todos-verem:Solar-do-Rei-Ilha-de-Itaparica-BA
Solar do Rei – Ilha de Itaparica BA

Ruínas da Igreja de Nosso Senhor de Vera Cruz – Comunidade de Baiacu

Fica em Baiacu, uma vila de pescadores, no município de Vera Cruz, na contra costa da ilha de Itaparica. As Ruínas da Igreja de Nosso Senhor de Vera Cruz é um dos monumentos históricos mais importantes da Ilha de Itaparica, é a terceira igreja mais antiga do Brasil.

Foi construída pelos jesuítas em 1560, infelizmente foi abandonada, mas a natureza se encarregou de preservar enlaçando as ruínas com suas raízes e se refazendo no local que lhe é devido.

A igreja é sustentada por uma imensa gameleira e ainda tem algumas esculturas religiosas, maltratadas pela ação do tempo, atrás das ruínas existe um cemitério utilizado até hoje pela comunidade de Baiacu.

A comunidade de Baiacu é considerada a mais antiga e importante colônia de pescadores da ilha. É rústica, simples, voltada a vários eventos culturais e com muita história para contar.

A atividade pesqueira, praticada a mais de 400 anos e a catação de mariscos é a principal fonte de renda da comunidade, os pescadores oferecem passeios de barco pelo manguezal. Por causa da atividade pesqueira local, não dá para aproveitar o banho de mar, que por sinal, é lindo.

Pra-todos-verem:Ruinas-da-Igreja-Nosso-Senhor-de-Vera-Cruz-Ilha-de-Itaparica-BA
Ruinas da Igreja Nosso Senhor de Vera Cruz – Ilha de Itaparica – BA

Sesc de Itaparica

Um programa completo para turistas na Ilha de Itaparica é se hospedar no Grande Hotel do Sesc. Fica perto do Centro Histórico. É um clube que oferece vários espaços de lazer, recreação e práticas esportivas, você nem precisa sair do hotel para se divertir para que você não precise sair para se divertir.

Entre as opções de lazer oferecidas tem salas de jogos, piscina, brinquedoteca, espaço kids e quadras esportivas. Conta com um excelente restaurante com culinária típica do Nordeste. Se hospedando no Sesc você nunca vai ficar sem o que fazer na Ilha de Itaparica BA, mesmo com chuva

Para chegar até lá você precisa pegar o ferry boat em Salvador, que fica a 13 quilômetros de distância. O melhor de tudo é que você não precisa se preocupar com as refeições, as diárias incluem meia pensão (café e jantar). Mais informações e valores você pode conferir no site do Sesc.

Pra-todos-verem:Grande-Hotel-Sesc-de-Itaparica-Ilha-de-Iataprica-BA
Sesc de Itaparica

Bem amigos, a Ilha de Itaparica é tudo isso e um pouco mais que você poderá descobrir quando decidir visitar esse encanto do litoral baiano. Se você conhece mais alguma atração que merece destaque, deixe nos comentários que teremos prazer em conferir e publicar.

Outros assuntos que podem ser do seu interesse:

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *