Pular para o conteúdo

Melhores praias de Morro de São Paulo

Conheça as melhores praias de Morro de São Paulo, um dos cenários mais lindos do Brasil, com mar cristalino e de águas mornas o ano inteiro. Morro de São Paulo fica a 60 quilômetros ao sul de Salvador.

Anúncios

Faz parte de um arquipélago de 26 ilhas, apenas três são habitadas. É distrito de Cairu, ilha do arquipélago de Tinharé. Vizinha da Ilha de Boipeba.

Espaço democrático onde todo mundo pode ter seu lugar, um dos pontos turísticos mais procurados, não só da Bahia, como de todo o Brasil. Centenas de estrangeiros vistam a ilha todos os anos. Um dos melhores resorts da Bahia, o Patachocas, fica em Morro de São Paulo.

Como a vila é literalmente morro, é preciso se informar sobre as características de cada praia, para escolher melhor a hospedagem, os restaurantes e entretenimentos. O aeroporto mais próximo é o de Salvador ou de Valença (tem poucos voos).

Anúncios

Leia também:

Como aproveitar as melhores praias de Morro de São Paulo

Para escolher a melhor praia, é preciso conhecer as particularidades de cada praia de acordo com os seus objetivos. Na vila não circula veículos, então procure ficar o mais próximo possível da praia de sua escolha.

Descrevemos as características de cada uma para facilitar a sua escolha. As praias são numeradas conforme a distância do centro da Vila, tendo como referência a praça Aureliano de O. Lima. Navegue pelo menu abaixo o assunto de seu interesse, ou leia todo o artigo que é bem interessante.

1. Primeira Praia Morro de São Paulo

Pra-todos-verem:Primeira-Praia-Morro-de-Sao-Paulo-BA

A Primeira Praia é a menor da vila, com cerca de 300 metros de extensão, está localizada no final da rua Da Prainha, é a mais próxima do centro.

Anúncios

Mais conhecida como praia dos surfistas, mas tem trechos bons para banhistas. É o ponto de chegada da tirolesa que parte do Morro do Farol. É mais frequentada por surfistas e moradores locais.

É ideal para a prática de esportes aquáticos como mergulho com cilindro e snorkel, surf, banana boat, tirolesa e wakeboard.

A maior parte dos imóveis do local são pousadas, casas para aluguel de temporada e comércio em geral. Por ser muito perto da Vila, concentra a maior parte dos restaurantes, lanchonetes, agências de turismo e outros comércios.

Onde comer na Primeira Praia

Como já era de se esperar a maioria dos restaurantes serve comida baiana. Moquecas, peixes preparados de todas as maneiras, com o famoso tempero baiano. 

  • Papoula Culinária Artesanal – Rua da Lagoa, perto da rua principal. $
  • Dice 10 – caminha da Lagoa Fonte Grande. $
  • Basílico – Praça Aureliano Lima $
  • Jony Milanesa – Rua Porto de cima, n. 10 – Fonte Grande. $

A maioria de restaurantes, lanchonetes, pizzarias ficam na Primeira e na Segunda Praia, que são mais próximas do centro. Nas praias certamente você vai encontrar barracas que servem acarajé, espetinhos de camarão e outras delícias baianas.

Você nem precisa procurar muito, em volta da Praça Aureliano Lima estão os principais pontos gastronômicos da vila.

O que fazer na primeira Praia

Como em todas as praias de Morro de São Paulo tem sempre ótimas coisas para fazer. Fique tranquilo que jamais terá um dia entediante nesse paraíso.

Praticar surf

Pra-todos-verem:Surfista-em-Morro-de-Sao-Paulo

Como eu já mencionei é a praia preferida por surfistas por causa da força e altura das ondas. A melhor época para a prática de surf é a estação do inverno, nos meses de junho a setembro. 

Não se preocupe, o inverno no Nordeste é sempre quente, o inverno é a estação chuvosa que vai de abril a setembro. 

OFERTAS ESPECIAIS EM PACOTES

Se você não sabe surfar e quer aprender, tem vários instrutores a disposição no local. Não se preocupe em trazer pranchas, você pode alugar com os moradores locais.

Praticar mergulho 

Uma prática muito comum na maioria das praias da vila. Você pode mergulhar com cilindro, no local tem os equipamentos para alugar e se desejar tem acompanhamento dos instrutores.

O mergulho com snorkel também é muito praticado, com muitas piscinas naturais que se formam na maré baixa e uma diversidade marinha para admirar.

2. Segunda Praia Morro de São Paulo

Pra-todos-verem:Segunda-Praia-uma-das-melhores-praias-de-Morro-de-Sao-Paulo-BA

Entre as melhores praias da vila, esta é a preferida pra quem procura diversão. Tem ótima infraestrutura para visitantes, o mar nesta área é calmo, formam lindas piscinas naturais na maré baixa.

Com cerca de 400 metros de extensão, tem muitos bares e restaurantes com música ao vivo. É a mais frequentada pelos turistas, muito movimentada durante o dia e durante a noite também, sempre tem muitas festas e luaus. 

Depois de um dia de praia, de noite a faixa de areia vira pista de dança, com muita música e barracas de bebidas e muitas opções de divertimento. Nesta praia não tem tédio. Se desejar se hospedar por aqui, faça sua reserva no Booking.

Afinal na Bahia todo dia é dia de festa. Durante o dia você curte a praia, à noite a faixa de areia é pra dançar. Oferece muitas opções de hospedagem na praia e no centro da Vila.

Onde comer na Segunda Praia

Existem tantos restaurantes perto da Segunda Praia que você vai ter que escolher pelo tipo de comida que deseja, e de qual país, por ser frequentada por muitos estrangeiros, muitos restaurantes oferecem culinária internacional

Pra onde você olhar vai ver um ponto que oferece algum tipo de refeição. Tem churrascarias, lanchonetes, bares, pizzarias. Veja abaixo alguns estabelecimentos que frequentamos e aprovamos:

  • Sambass Pousada – Segunda Praia, s/n. $$
  • Restaurante Pedra sobre Pedra – R. da Prainha, n. 286. $$
  • Buda Beach. Rua da Praia, n. 286 Segunda Praia. Comida brasileira e frutos do mar $$ $$$
  • Cantina Do Morro. R. da Prainha, n. 285, Segunda Praia. Comida italiana e pizzas. $
  • Restaurante Funny. Segunda Praia, Morro de São Paulo. Culinária brasileira, frutos do mar e sul-americana $$ $$$

O que fazer na Segunda Praia.

Praticar esportes. Todas as praias do vilarejo são ótimas para prática de esportes na areia como; frescobol, futevôlei, peteca etc.

Entre um mergulho e outro, não tem nada melhor que jogar uma partida enquanto pega um bronzeado. Também tem opção de esportes aquáticos, como esqui aquático, banana boat.

Luau

Toda segunda e quinta feira tem Luau super animado, com muitas barracas de comidas e bebidas típicas. A entrada é gratuita. Quem é que não conhece a alegria e animação do baiano, né? 

Frequentar a Passarela

Na passarela todo final de tarde e início da noite você pode apreciar deliciosas caipifrutas feitas com frutas da região.

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Nos restaurantes à noite são servidos jantares a luz de velas com comidas típicas e outros pratos. Tem barracas de artesanato onde você pode adquirir vários souvenires.

3. Terceira Praia Morro de São Paulo

Pra-todos-verem:Terceira-Praia-Morro-de-Sao-Paulo

Esta praia tem cerca de 800 metros de extensão, com faixa de areia estreita que desaparece na maré alta. Na lateral da praia tem caminho que possibilita atravessar de um lado para o outro sem entrar na água na maré alta.

É mais isolada e menos frequentada, geralmente os frequentadores são os hóspedes dos hotéis, pousadas e resorts do local.

Entre as melhores praias de Morro de São Paulo, a Terceira Praia é a que concentra maior número de grandes hotéis e pousadas mais luxuosos. Bem servida de bares e restaurantes. conta com uma excelente estrutura turística.

Tem pista de pouso de táxi aéreo bem ao lado de uma das pousadas mais famosas de Morro de São Paulo; “Pousada Fazenda Caieiras.

Na maré baixa formam maravilhosas piscinas naturais e deixam à mostra lindos recifes de corais. Não ande descalço sobre os corais, machuca muito os pés e você ainda pode levar uma dolorosa espetada de ouriço do mar. 

É uma praia super tranquila, o mar é calmo e cristalino. É a praia mais indicada para quem quer descansar, mas quiser curtir um agito, a Segunda Praia está logo ao lado.

É dessa praia que partem os barcos que fazem os passeios em torno da ilha de Tinharé, com paradas em várias ilhas do arquipélago.

Onde comer na Terceira Praia

Os Hotéis e pousadas oferecem ótimas opções de alimentação, mas se quiser variar pode ir a restaurantes da Segunda ou Quarta Praia. São todos muito próximos.

O que fazer na Terceira Praia

  • Passear de caiaque em torno da ilha de Caitá na maré baixa. O equipamento você aluga na beira da praia.
  • Nadar com os peixinhos nas piscinas naturais na maré baixa. Entre a ilha de Caitá e a faixa de areia a distância é curta. Ótima para nadadores amadores como eu.
  • Mergulho livre. Na maré baixa é possível ver diversas espécies de peixes e outros animais marinhos. É bom demais, em todas as praias que eu visito, se tiver essa oportunidade, eu não dispenso de jeito nenhum.

4. Quarta praia Morro de São Paulo

Pra-todos-verem:Quarta-Praia-Morro-de-Sao-Paulo

Dentre as melhores praias de Morro de São Paulo, esta é a mais extensa, com cerca de 8 km, menos frequentada, fica mais afastada do centro. A paisagem é fantástica, praticamente deserta.

Possui 4 restaurantes ao longo da praia e alguns quiosques. Ponto de aluguel de caiaques e máscaras de mergulho.

O mar aqui é praticamente uma lagoa de tão calmo, água morna, cristalina. A natureza predominante é mata atlântica e mangues, além dos coqueirais. Para quem quer curtir tranquilidade total, essa é uma das melhores praias de Morro de São Paulo.

Tem hotéis, pousadas e resorts com a melhor estrutura da região, capaz de atender as necessidades do turista sem que ele precise ir ao centro da vila.

Se o turista desejar ir ao centro para passear ou comprar alguma coisa, durante o dia ou a noite para curtir algum evento, os hotéis e pousadas desta praia, oferecem transporte com horário reservado.

Possui pista de pouso para táxi aéreo. Lembrando que via aérea também é uma opção para chegar a Morro de São Paulo partindo de Salvador.

Onde comer na Quarta Praia

A maioria dos restaurantes estão nos hotéis e pousadas ou em torno da praia sem um endereço específico.

  • Restaurante Canoa
  • Maré Bar e Grill
  • restaurante Cala Galera – Pousada Fazenda Caieira
  • Corais Restaurantes
  • Rancho do Bom Pescador
  • Restaurante Piscina
  • Terrazzamare Beach

O que fazer na Quarta Praia

Pra-todos-verem:a-imagem-mostra-um desportista-praticando-Kite-surf
Kitesurf
  • Longas caminhadas apreciando a beleza das melhores praias de Morro de São Paulo, sentindo o calor do sol. ouvindo o barulho das ondas e sem se cansar. Dá uma sensação de liberdade que eu não consigo nem explicar.
  • Passear de bike alugadas por hora no local. Já imaginou a cena, passear de bicicleta com a maior liberdade, o vento com cheiro de mar batendo no rosto num cenário desse. É indescritível.
  • Passeio de charretes e andar a cavalo. Não são muitas praias no Brasil que oferecem uma experiência maravilhosa dessa.
  • Mergulhar nas piscinas naturais na maré baixa, como tem uma extensa barreira de corais, borbulha de tantos peixinhos, com um punhado de ração eles se aproximam. Suas fotos vão ficar incríveis. Se não tiver snorkel, no local é possível alugar por 10,00.
  • Praticar kitesurf. Dentre as praias de Morro de São Paulo a quarta praia é a melhor para a prática desse esporte devido a força dos ventos. Tudo que você precisa para essa aventura está disponível para aluguel.
  • Passear de caiaque. Devido a profundidade das piscinas naturais, esse é um excelente local para a prática desse esporte. Aluguel disponível no local.

5. Quinta Praia

Pra-todos-verem:Quinta-Praia-Morro-de-Sao-Paulo-BA

Também chamada de Praia do Encanto, a praia é espetacular, o encontro do rio com mar, torna este lugar num verdadeiro paraíso. É afastada de tudo, não tem mercados, farmácias ou qualquer tipo de comércio.

Aqui estão os hotéis e Resorts mais luxuosos e mais caros de Morro de São Paulo. Tem toda estrutura para atender todo tipo de turista, em qualquer coisa que precisar, sem ter que ir ao centro.

Se desejar ir e voltar do Centro do morro de São Paulo à noite para aproveitar o movimento da vila, ou durante o dia para dar uma volta ou comprar alguma coisa, os hotéis desta praia também oferecem transporte com hora marcada.

O que fazer na Quinta Praia

  • Alugar charretes e bicicletas na Quarta Praia  e vir até aqui na maré baixa.
  • Passear a cavalo
  • Praticar mergulho com snorkel nas piscinas naturais de rara beleza.

6. Praia de Guarapuá

É uma enseada maravilhosa que vale a pena visitar, você pode ir de barco passando pelas piscinas naturais ou de carro com tração nas 4 rodas pela areia.

Pouco frequentada, lugar lindíssimo. Poucos moradores que vivem da pesca. Paisagem Característica de vila de pescadores.

7. Praia da Gamboa

A Praia da Gamboa fica na Ilha de Tinharé, é um pequeno vilarejo de pescadores, vizinha ao Morro de São Paulo, mas é outro povoado. Mas é tão pertinho que muitos turistas pensam que pertence ao Morro de São Paulo, por isso eu coloquei no post.

#Pra-todos-verem:Praia-da-Gamboa-Ilha-de-Tinhare-BA
Praia da Gamboa – Ilha de Tinharé – BA

Visitar a Praia da Gamboa é um passeio sensacional, um atrativo diferente, o banho de argila. A Praia da Gamboa é linda, fica do lado esquerdo do porto da vila.

Você pode chegar até lá de barco que sai do porto de Morro de São Paulo, ou fazendo uma caminhada pela praia. Para chegar a pé é importante consultar a tábua das marés uma hora antes de sair, senão corre o risco de ficar ilhado.

A trilha é fácil, sai da Fonte Grande, perto da pracinha central de Morro de São Paulo e pelo caminho você vai conhecer outras praias pequenas.

O que fazer na Praia da Gamboa  

  • Paredão de Argila, muitos consideram que o banho de argila é terapeutico e embelezador. A pele fica hidratada, com frescor e suavidade.
  • Esportes náuticos, o mar calmo de Gamboa favorece a prática de stand up paddle, caiaque, natação, windsurf e vela. Os equipamentos você pode alugar nos estabelecimentos do vilarejo.
  • Fonte do Céu é uma queda d’água situada no meio da Mata Atlântica, um espetáculo da natureza para um banho refrescante de água doce. Para chegar lá é preciso percorrer uma trilha de dificuldade média, faça de preferência com guia local.
  • Pasear pela vila e conhecer um pouco da vida do moradores, são pessoas simples mas muito simpáticas, adoram conversar com os turistas.

Ainda tem muita coisa pra descobrir. Essas são as melhores praias de Morro de São Paulo, mas a ilha de Tinharé ainda reserva muitas maravilhas para visitar.

Não vou te contar tudo, vou deixar pra você descobrir quando chegar lá, eu tenho certeza de que você vai querer conhecer esse paraíso baiano.

Antes de viajar não se esqueça de fazer o seu seguro-viagem. Em Morro de São Paulo a assistência médica é precária. Para saber o que um seguro-viagem pode fazer por você acesse aqui.

Para adquirir seu seguro-viagem com a melhor cobertura pelo menor preço, acesse aqui o site do Segurospromo. Compare e compre passagens aéreas pelo menor preço.

Outros assuntos que podem ser do seu interesse;

OFERTA AMAZON
Ofertas imperdíveis na Amazon
Compartilhe nas redes sociais:

2 comentários em “Melhores praias de Morro de São Paulo”

    1. Oi Sebastião. Que tipo de viagem gostaria de fazer? As agências de viagem geralmente são especializadas em algum tipo de turismo, por exemplo: viagem internacional, nacional, ecoturismo e outros. Se você me disser a região que você mora e o que gostaria de visitar, fica mais fácil para indicar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *