Pular para o conteúdo

Ilha de Comandatuba – Transamérica Comandatuba Resort

Anúncios

Confira neste post um guia completo para conhecer a Ilha de Comandatuba, saiba onde fica, como chegar, melhores atrações e onde se hospedar neste paraíso da Bahia que segue nos surpreendendo. A Ilha de Comandatuba carinhosamente chamada de Ilha da Fantasia é um distrito do município de Una – Bahia,  na Costa do Cacau.

A região tem um enorme potencial turístico devido às suas belezas naturais, com seus 22 Km de praia em uma ilha ainda pouco explorada. A Praia de Puxim e a Praia Oiticica são duas praias frequentadas apenas pelos hóspedes do resort, mas são praias de mar aberto e muito agitado, não vale a pena correr o risco.

Ledo engano dos que pensam que a Ilha de Comandatuba é apenas uma ilha onde fica o Resort Transamérica, embora seja praticamente impossível falar da Ilha de Comandatuba sem mencionar o resort, que ocupa quase a ilha inteira.

A ilha é repleta de atrações e aventuras, cercada por uma rica variedade de flora e fauna, incluindo mangues, coqueirais e animais como tartarugas marinhas, golfinhos e aves raras. Os visitantes podem desfrutar de atividades como mergulho, snorkeling, pesca e trilhas para explorar a ilha.

Existem outros moradores no local como população ribeirinha de famílias que vivem na ilha. Suas praias e natureza preservada conquistam cada vez mais o coração de turistas do Brasil e do mundo. Tem vizinhas famosas como Ilhéus, Itabuna e Itacaré e Canavieiras.

Anúncios

A comunidade da Ilha de Comandatuba é de vida simples, a maioria de pescadores. Dispõe de outras hospedagens com uma boa estrutura para receber os turistas, com preços mais acessíveis. A Ilha da Fantasia é uma cabana de praia que qualquer pessoa que vá a Comandatuba pode frequentar, pegando um barco no continente.

Leia também:

Sumário do Post:

Onde fica a Ilha de Comandatuba

A ilha de Comandatuba fica entre o Canal de Comandatuba e o Oceano Atlântico, no município de Una, a cerca de 532 km de Salvador, capital da Bahia, e a 70 km ao sul de Ilhéus. Fica no meio do caminho entre Morro de São Paulo e Porto Seguro. A região é conhecida como Costa do Cacau onde também se localizam as cidades de Itacaré, Canavieiras, Itabuna e Uruçuca. A ilha possui 21 km de praias semidesertas.

Como chegar à Ilha de Comandatuba

Para acessar a ilha tem várias opções: é preciso chegar à Vila de Comandatuba por qualquer meio de transporte terrestre, ou via aérea direto para a ilha. Vamos por partes para saber qual a melhor opção.

A Ilha de Comandatuba tem aeroporto próprio e recebe voos comerciais. A Azul tem voos para a ilha aos sábados e domingos partindo do aeroporto de Viracopos em São Paulo. É uma facilidade para os turistas,  principalmente para aqueles que irão se hospedar no Resort Transamérica ou em outras hospedagens que existem na ilha.

A companhia aérea Latam tem voo regular partindo do Aeroporto de Congonhas –  São Paulo para a Ilha de Comandatuba às quintas às 9h15’ e às 12:25’ aos domingos. Do aeroporto de Confins Belo Horizonte também tem voos para a ilha nas altas temporadas, é preciso pedir informações no site da Azul.

Mas supondo que você more longe desses aeroportos ou os dias e horários não estão de acordo com a sua disponibilidade, então a melhor opção é pegar um voo para Ilhéus – BA. A cidade recebe diariamente voos dos principais estados brasileiros.

Ao chegar em Ilhéus você pode pegar táxis, carros por aplicativo ou ônibus para chegar na Vila de Comandatuba no município de Una. O trajeto dura cerca de 1 hora. Ao chegar em Comandatuba é só pegar um barco que faz a  travessia para ilha, que fica pertinho do continente.

No mês de março as passagens custam bem menos. Se você chegar de ônibus ou de carro até Ilhéus a recomendação é a mesma de quem chega de avião. A ilha é acessível somente por barcos ou via aérea.

Pra-todos-verem:Ilha-de-Comandatuba-BA
Ilha de Comandatuba – Una – BA

Melhor época para visitar a ilha de Comandatuba

Geralmente a região tem chuvas bem distribuídas, o período chuvoso é de meados de abril a final de setembro. Entre maio e junho, as chuvas são mais constantes e costumam durar alguns dias, mas nada que impeça a diversão de quem está hospedado no resort Transamérica, que tem muitas outras opções de lazer além das praias.

o que levar na mala

  • Roupas leves
  • Roupas de banho
  • Protetor solar
  • Repelente
  • Bonés, chapéus e óculos escuros
  • Chinelos e calçado adequado para trilhas

Onde se hospedar na Ilha de Comandatuba

A estrela da ilha é sem sombra de dúvida o mundialmente conhecido Resort Transamérica. Existem várias opções de hospedagem no município de Una, ao qual pertence a Ilha de Comandatuba, mas se você deseja de hospedar na ilha, existem algumas opções que você pode escolher.

Transamérica Comandatuba Resort – All Inclusive

São 363 unidades distribuídas em 50.000 m² para todos os gostos e perfis, incluindo suítes, apartamentos e bangalôs, da categoria stand a categoria luxo. Todas as acomodações são amplas e equipadas com isolamento acústico, ar-condicionado, frigobar, TV de tela plana com canais a cabo, Wi-fi, cofre, sofá-cama e varanda.

No banheiro privativo com toalhas, produtos de higiene pessoal, secador de cabelo e papel higiênico. Tem acomodações para famílias com até 5 pessoas e instalações para pessoas com mobilidade reduzida.

A área gastronômica do Transamérica Comandatuba Resort conta com 6 restaurantes e 5 bares e 1 restaurante para crianças com um cardápio elaborado por nutricionistas especialmente para elas. Para todas as idades o resort oferece 80 opções de lazer como esportes aquáticos, stand up paddle, wakeboard, caiaque e jet ski entre outros.

O hóspede também conta com campo de golfe, quadra de tênis ou tênis de praia, arco e flecha e excursões ecológicas dentro da ilha. O Transamérica Comandatuba tem aeroporto próprio que recebe voos fretados e comerciais localizado a menos de 10 minutos do resort.

Para as crianças se divertirem com maior segurança, o resort conta com personagens e monitores. A Casa das Crianças conta com área de lazer com piscina infantil, quadras esportivas, sala de jogos e o cantinho do bebê,  um espaço especial com brinquedos específicos para eles.

Tem também a cozinha do bebê com todos os itens necessários para o preparo de mamadeiras e papinhas. Dispõe de várias piscinas, adulto e infantil, academia, sauna, Spa, barbearia/salão de beleza completo, balcão de turismo, caixa eletrônico, business center, comodidades para reuniões e eventos.

Oferece serviços de lavanderia e transfer do aeroporto com custo adicional. Todas as comodidades que você imaginar num resort, você encontra no Transamérica Comandatuba. Os idiomas falados são o espanhol, inglês e português. Você pode parcelar em até 10x sem juros para reservas acima de R$700,00. Confira fotos, comodidades, disponibilidade, preços atualizados e faça sua reserva no Booking.

Pra-todos-verem:Transamerica-Comandatuba-Resort-Ilha-de-Comandatuba-BA
Transamérica Comandatuba resort All inclusive

Hotel Real Comandatuba

Praça São Sebastião, Centro, Povoado De Comandatuba, Ilha de Comandatuba. Ótima localização bem na frente da travessia para o Transamérica Comandatuba Resort. A estrutura é sensacional, os quartos são amplos e equipados com frigobar, ar-condicionado, TV de tela plana, Wi-fi, telefone, mesa de trabalho e ferro de passar roupas.

No banheiro privativo tem produtos de higiene pessoal, toalhas, secador de cabelo e papel higiênico. Tem quartos para famílias com até 4 pessoas e instalações para hóspedes com mobilidade reduzida.

Serve um ótimo café da manhã. Conta com bar, lanchonete, cafeteria, restaurante, piscina, toalhas praia/piscina, brinquedos para piscina, espreguiçadeiras, guarda-sóis, academia, salão de jogos, parquinho infantil, cozinha compartilhada, terraço coberto e churrasqueira.

Oferece serviços de lavanderia, comodidades para reuniões/ eventos e transfer do aeroporto (custo adicional), aluguel de carro e equipamentos de pesca, e estacionamento gratuito. Seu animalzinho é bem-vindo, o hotel aceita pets. Confira fotos, comodidades, disponibilidade, preços atualizados e faça sua reserva no Booking

Pra-todos-verem:Hotel-Real-Comandatuba-Ilha-de-Comandatuba-BA
Hotel Real Comandatuba

Pousada Pau Brasil

Rua Nova, n. 94, Ilha de Comandatuba. Pousada simples, bem localizada a beira-mar, de fácil acesso e com excelentes avaliações dos hóspedes. Todos os quartos possuem roupas de cama, ar-condicionado, frigobar, TV de tela plana, Wi-fi e mesa de trabalho.

No banheiro privativo tem toalhas e papel higiênico. Os quartos acomodam 2 adultos e uma criança. Seu fiel companheiro é bem-vindo, a pousada aceita pets. Confira fotos, comodidades, disponibilidade, preços atualizados e faça sua reserva no Booking.

Pousada São Nunca

Rua Beira Rio,  s/n, ao lado do porto do Resort Transamérica, Ilha de Comandatuba. Pousada maravilhosa, em um lugar super tranquilo, com ótimo custo-benefício. Todos os quartos possuem roupas de cama, ar-condicionado, frigobar, TV de tela plana com canais via satélite, Wi-fi e varanda.

No banheiro privativo tem toalhas e papel higiênico. Tem acomodações para famílias com até 4 pessoas e comodidades para pessoas com mobilidade reduzida. Serve um bom café da manhã. Conta com bar, piscina, praia privativa, churrasqueira e estacionamento gratuito.

Oferece transfer do aeroporto e atividades como trilhas a pé, campo de golfe e pesca com custo adicional. Seu amigo de 4 patas é bem-vindo, a pousada aceita pets sem custo. Confira fotos, comodidades, disponibilidade, preços atualizados e faça sua reserva no Booking

Pra-todos-verem:Pousada-Sao-Nunca-Ilha-de-Comandatuba-BA
Pousada São Nunca

Onde comer na Ilha de Comandatuba

  • Churrascaria Unagril. Rua Alice Fuchs, n. 50, Centro, Ilha de Comandatuba
  • Restaurante Beira-rio, Av. David Fuchs, 208 – Una.  Ilha de Comandatuba. Telefone (73) 3236-1082
  • Restaurante Cantina da Mama. Rua Rui Barbosa, n. 20,Centro, Ilha de Comandatuba.
  • Restaurante Coma Bem.  Rua Dr. Manoel Pereira de Almeida, n. 56, Centro, Ilha de Comandatuba.
  • Restaurante Dona Mocinha. Avenida David Fuchs, n.  87, Centro,  Ilha de Comandatuba.
  • Restaurante Degraus. Avenida Getúlio Vargas, n. 106, São Roque Do Paraguaçu, Ilha de Comandatuba.

O que fazer na Ilha de Comandatuba

Pela característica da Ilha de Comandatuba, privilegiada por suas belezas naturais,   ela oferece passeios ecoturísticos. Cerca de 95% do território da ilha é composto  por áreas preservadas da Mata Atlântica. Por isso as principais atrações turísticas giram em torno de atividades ecoturísticas e  esportes náuticos.

Esportes náuticos

O Transamérica Comandatuba Resort oferece jet ski (necessário habilitação marítima), boia Inflável, jet Boat, esqui aquático, passeios de lancha, wakeboard e caiaque, pagos à parte. Você também pode alugar barco com os pescadores locais.

Pesca

A Ilha de Comandatuba é um ótimo lugar para pescar peixes como o Marlim Azul, Robalo, Caranha, Pescada, dourado, xaréus e muitos outros, tanto no mar quanto no canal. O resort aluga todos os equipamentos para os hóspedes, mas se você não é hospede do resort, sem problemas, você esta numa ilha de pescadores, não vai faltar equipamentos para alugar com os locais.

Pra-todos-verem:Pescaria-na-Ilha-de-Comandatuba
Pescaria na Ilha de Comandatuba – BA

Passeio pela Passarela dos Caranguejos 

O destaque deste passeio monitorado por biólogo, é a Passarela dos Caranguejos no manguezal que circunda a ilha, onde o turista pode conhecer e observar várias espécies de caranguejos e plantas pássaros e animais típicos do mangue. O bioma é preservado graças a parceria entre o Resort Transamérica e os moradores locais que vivem da pesca e coleta dos animais.

O Mangue é um ecossistema muito rico, que surge a partir do encontro do rio com o mar, serve se criatório de várias espécies marinhas e aves que fazem seus ninhos nas árvores do manguezal. O passeio inclui observação de caranguejos, aves, árvores típicas e conhecer como é feita a pesca. 

Caminhadas ecológicas na Ilha de Comandatuba

Um passeio muito interessante para amantes da natureza poderem participar de caminhadas ecológicas pela ilha acompanhados de biólogos ou guias especializados. Uma oportunidade imperdível para conhecer a rica fauna e flora da região e observar as aves nativas.

Durante a caminhada é possível observar de perto várias espécies de animais em seu habitat natural. Uma experiência enriquecedora para adultos e crianças. Os mais animados podem fazer caminhada ecológica até a Barra Norte, cerca de 5 km.

Pra-todos-verem:Trilha-ecologica-Ilha-de-Comandatuba-Credito-Transamerica-Comandatuba-Resort
Trilha Ecológica Ilha de Comandatuba – Crédito Transamérica Comandatuba Resort

Tour de quadriciclo

O tour de quadriciclo pelas praias e trilhas da ilha, chegando até a Barra Norte, é um passeio aguardado com muita expectativa pelos visitantes. É demais a sensação de liberdade montar num quadriciclo e se aventurar pelas trilhas da ilha num passeio emocionante contemplando as paisagens espetaculares e as belezas naturais da Ilha de Comandatuba.

Vá até a Barra Norte, local onde acontece o encontro do mar com as águas do canal. Um cenário incrível de se ver! Durante a maré baixa surgem algumas piscinas naturais, ideais para tomar banho e divertir as crianças.

Banho de lama

Como em outros lugares famosos do Brasil, como Peruíbe e Araxá, em Comandatuba também tem o famoso banho de lama. Ao sul da Ilha de Comandatuba está um dos passeios mais esperados do destino: o banho de lama nos manguezais.

Segundo a crença popular, a lama negra tem propriedades terapêuticas e medicinais que trazem muitos benefícios para o corpo. Para chegar até a Barra Sul onde fica o manguezal é fácil, de barco pelo canal ou de buggy. 

Passeios em cidades vizinhas

A Ilha de Comandatuba fica a poucos quilômetros de outras cidades turísticas da Costa do Cacau e vale a pena dar uma esticadinha para conhecê-las. Todo mundo que o litoral sul da Bahia é lotado de atrações turísticas incríveis como Ilhéus, a apenas 78 km de Una, Itacaré e Canavieiras.

 City Tour Canavieiras

Passeio cultural pela histórica cidade de Canavieiras que recebeu o primeiro pé de cacau do Sul da Bahia que foi plantado na Fazenda Cubículo. Conhecer o Sítio Histórico Governador Paulo Souto e diversos casarões antigos, ver de perto histórias dos Coronéis e os importantes casarões dos senhores do Cacau.

A cidade também ostenta o título de melhor lugar do mundo para pesca esportiva do peixe Marlim azul, aquele que trava uma luta ferrenha e que leva horas pra conseguir tira-lo da água. Conheci Canavieiras num city tour, então não foi possível conhecer tudo, mas quero voltar e ficar alguns dias, eu acho super interessante a história dos coronéis do cacau e além disso a cidade é linda.

Pra-todos-verem:Canavieiras-BA
Canavieiras – BA

City tour em Ilhéus

Por que não aproveitar uma oportunidade tão rara e fazer um city tour em Ilhéus? Na cidade é possível conhecer o quarteirão que guarda a história de Jorge Amado, famoso autor baiano que dedicou sua vida a escrever romances espetaculares. Gabriela, Cravo e Canela que serviu de inspiração para a novela da Rede Globo. Em Ilhéus tem várias fazendas de cacau que enriquecem o seu conhecimento  como:

  • Fazenda Riachuelo. Endereço Estrada Ilhéus→Uruçuca, km 20.Ilhéus
  • Fazenda Provisão. Endereço Km 27 da Rodovia Ilhéus→Uruçuca, Ilhéus. 
  • Fazenda Alegrias. Endereço BR 415, km 14, Ilhéus.

Todas recebem turistas para conhecerem o cultivo orgânico, todo o processo para se transformar em chocolate e degustar o cacau.

City tour em Itacaré 

Itacaré fica a cerca de 2 horas de carro da Ilha de Comandatuba. Lugar espetacular para curtir praias com paisagens absurdamente bonitas! Tem trilhas surpreendentes que sempre terminam em alguma praia ou cachoeiras de belezas incomparáveis. Vale muito a pena esticar um pouquinho as férias para conhecer este destino cobiçados por turistas de todo o mundo.

Pra-todos-verem:Itacare-BA
Itacaré – BA

Agora que você está bem informado, não adie mais o sonho de conhecer a ilha mais cobiçada do sul da Bahia. Adquira sua passagens aéreas para qualquer lugar do Brasil e do mundo no site PassagensPromo. Alugue um carro pelo menor preço do mercado na RentCars.

Outros assuntos que podem ser do seu interesse:

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Compartilhe nas redes sociais:

4 comentários em “Ilha de Comandatuba – Transamérica Comandatuba Resort”

  1. Só não entendi a citação referente a cidade de Canavieiras que fica até mais próxima de Itabuna e Ilhéus.
    Foi citada Itacaré e Porto Seguro e muito pouco sobre Canavieiras.

    1. Olá Samuel, obrigada por sua sugestão, estamos preparando um post sobre Canavieiras, estamos aguardando um membro da equipe que está em Canavieiras chegar com as informações. Preferimos prestar informações confirmadas nos locais pela equipe, para melhor orientação dos viajantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *